Escolha uma Página

NOTÍCIAS

Coordenadores da Garupa ensinam em workshop a criar projetos de turismo sustentável e comunitário

set 27, 2016

A ideia é proporcionar um novo jeito de viajar

Thais Borges
thais.borges@redebahia.com.br

Que o turismo mudou, não é novidade. Que as novas tecnologias e as mídias sociais têm revolucionado a forma como as pessoas viajam, é ainda mais sabido. Mas, afinal, qual é a melhor forma de desenvolver um projeto de turismo diferente – de “experiência” – usando esses novos recursos?

work

Para os coordenadores da Garupa, plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo) para turismo sustentável e de base comunitária, a resposta está na ponta da língua, mas exige trabalho e planejamento. É esse tipo de ajuda que a Garupa oferece aos projetos apoiados.

“A grande palavra hoje é a experiência. Aquele produto turístico pasteurizado está ficando para trás. As pessoas estão procurando cada vez mais experiência, ver o que as moradores fazem ali, onde tomam café, onde compram pão”, disse o coordenador de campanhas da Garupa, Eduardo Cordeiro, durante o workshop que ministrou, com a colega Paula Arantes, no segundo seminário do Fórum Agenda Bahia.

Segundo Paula, que é coordenadora de projetos do portal, a Garupa não tem meta de campanhas. “Nossa meta é trazer mais gente para se aproveitar dessa oportunidade”.

Depois da palestra, Paula e Edu interagiram coma plateia, tirando dúvidas no workshop do Agenda Bahia

Depois da palestra, Paula e Edu interagiram coma plateia, tirando dúvidas no workshop do Agenda Bahia

Construir o projeto
O primeiro passo é até meio óbvio: é preciso ter uma ideia. Só que não é qualquer projeto que pode ser apoiado pela Garupa. Um dos critérios é ser uma experiência turística que contribua com a natureza, a cultura e a comunidade. Em seguida, tem que estruturá-lo, identificando quais são as melhores formas de tornar aquele projeto possível.

No terceiro momento, é preciso planejar e identificar uma “rede” de apoio ao projeto. Isso vai desde encontrar amigos e parentes dispostos a doar até celebridades e pessoas da própria comunidade que será ajudada. Para completar, eles recomendam que os criadores da campanha listem todos os meios de comunicação que poderiam fazer a divulgação.

“Agora, o que a gente vê de mais importante da história toda não é captar o recurso, mas a visibilidade que o projeto vai ter. Todo mundo se sente parte daquela história”, comentou Paula. Segundo eles, em três anos, a Garupa já apoiou 11 projetos – inclusive um em Maraú, na Bahia. Nesse, a meta de doações chegou a 54 mil – o dobro do esperado.

Paula Arantes e Eduardo Cordeiro fizeram primeiro uma palestra juntos e depois dividiram a plateia em grupos para que os projetos pudessem ser melhor trabalhados.

Plateia sugere novos projetos na Bahia

Uma das novidades do Fórum Agenda Bahia deste ano é a chance de participar de oficinas e workshops com os palestrantes de cada seminário. Dessa vez, uma delas foi justamente a do uso de crowdfunding e mídias sociais para desenvolver projetos de turismo sustentável, ministrada pelos coordenadores da Garupa, Paula Arantes e Eduardo Cordeiro.

Após a dupla ter mostrado o passo a passo para criar um projeto que poderia ser apoiado pela Garupa, os participantes se dividiram em pequenos grupos. A tarefa era, em poucos minutos, colocar o que aprenderam em prática: encontrar um projeto que beneficiasse uma comunidade, com foco no turismo sustentável e que pudesse ser apoiado por crowdfunding.

Um dos projetos foi o do grupo da turismóloga Kika Carvalho: a revitalização de uma rota de turismo comunitário e cultural no Curuzu. “A proposta de envolver a comunidade é interessante, porque, se a comunidade não se envolve, não tem turismo. O turista pode visitar um terreiro, faz oficina de pintura, de trança, etc”.

Já o grupo do turismólogo Paulo Azevedo propôs a criação de um museu a céu aberto na aldeia hippie de Arembepe, praia de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Apesar de ser só um exercício, ele diz que quer que a ideia saia do papel.

“Muita gente pensa em boas formas de intervir na sociedade, mas faltam caminhos de transformar isso em realidade e a oficina foi bem útil por isso. A gente já tem uma boa relação com a aldeia de Arembepe e quer levar isso em frente”, disse.

A diversidade das propostas agradou aos palestrantes. “As ideias foram surpreendentes. A gente não imaginava tantos temas e casos reais interessantes”, disse Paula.


Mais notícias

OS SEMINÁRIOS

Bahia mais Competitiva
31 de agosto


Mundo Digital no Turismo
20 de setembro


Diferencial em tempos de crise
08 de novembro


A diferença que o talento faz
09 de novembro

VÍDEOS

Assista às palestras de edições anteriores do Agenda Bahia.

PUBLICAÇÕES

Faça download ou leia online os livros das edições do Agenda Bahia.

Patrocínio global
governobraskencoelba
Apoio Institucional
fiebredebahia
Apoio
barrausetascom
Realização