NOTÍCIAS
O Agenda Bahia mudou e o público gostou; confira alterações
Mais dinâmico, com maior interação do público, sem perder o foco na qualidade do debate. O fórum apostou nos talentos que fazem a diferença para enfrentar a crise na Bahia e no mundo
Thais Borges e Alexandro Mota
redacao@correio24horas.com.br
O formato do Fórum Agenda Bahia mudou: talk shows e painéis dinamizaram a forma de se comunicar com público, sem deixar de lado o foco do evento: a busca de soluções para o estado. “Qualquer produto, depois de sete anos, precisa ser inovado. E inovação hoje é o que move o mundo. O CORREIO e o Agenda Bahia são exemplos de que você precisa de constante transformação para que o público seja surpreendido com novidades e formatos diferenciados”, avalia Renata Correia, acionista e diretora-executiva do CORREIO.
O público sentiu essa mudança e o dia se tornou curto. A primeira parte do seminário Bahia Mais Competitiva do Fórum Agenda Bahia mal tinha chegado ao fim e uma fila já se formava do lado de fora do auditório, diante de uma das salas onde estavam reunidos os palestrantes. Mais de 30 pessoas aguardavam ali para conversar com a dona de uma história inspiradora e um exemplo de determinação: a sócia-fundadora do Instituto Beleza Natural, Zica Assis – a carioca que já foi empregada doméstica.
Uma das pessoas que aguardavam para falar com a empresária era a jornalista Tereza Machado, 64 anos, que faz trabalhos sociais para resgatar a autoestima de mulheres. “Vou parabenizá-la. Acho que ela (Zica) é um exemplo. Daqui, posso levar muito da vida dela, da realidade, da força de vontade, além do tratamento com colaboradores e funcionários, que é um diferencial”, disse.
Outro que queria conversar com Zica foi o estudante Luca Venezia, 23, que está para se formar em Relações Internacionais. “Ela falou sobre a intenção de expandir (o Beleza Natural) internacionalmente. Queria conhecer e fazer uma proposta de ajudar nisso ou até numa expansão estratégica no resto do Brasil”, contou.

Logo que acabou a palestra de Zica Assis, uma fila se formou. Integrantes da plateia queriam conversar com a empresária, que já foi considerada uma das mulheres mais poderosas do Brasil e ganhou diversos prêmios como empreendedora
Negócios
A troca entre palestrantes e debatedores com a plateia também aconteceu nos painéis da tarde, que este ano passaram a ser simultâneos, para públicos específicos e com temáticas diferentes em cada sala. Sócio da Smart Flows Logística e gerente de projetos da Columbia do Nordeste, Gustavo Barbosa conta que vislumbra parcerias que saíram do pós-evento.
“Um senhor que trabalha com questões fiscais para empresas me procurou e vamos nos reunir. Além disso, conheci um jovem que atua em outra consultoria que pode vir a ser um parceiro. Nos procuraram de empresário a estudantes”, lembra.

Além do networking após as palestras, o novo formato do evento permitiu maior interação dos palestrantes com a plateia, durante o evento
O mesmo aconteceu com Rodrigo Paolilo, sócio de três empresas. “As pessoas que tinham um perfil mais empreendedor identificaram na gente que estava no debate uma oportunidade”, afirma. Rodrigo conta que entre os contatos estiveram possíveis fornecedores para o seu restaurante e até mesmo possíveis voluntários da organização que preside, a Junior Achivement Bahia. Camila Godinho, da SER – Inovaçao Social e Sustentabilidade, também conversou com várias pessoas e tem possibilidades de novas parcerias. Empresários solicitaram à Fieb as apresentações após as palestras.
A avaliação de Renata Correia é que a escolha dos palestrantes teve tudo a ver com o sucesso do evento. “Em um ano de crise, sem dúvida, soluções e cases de sucesso e caminhos para driblar o cenário atual econômico são de interesse direto da população e por isso tivemos painéis cheios e participativos”, afirmou.
Talentos
O Fórum Agenda Bahia apresentou os mais diversos perfis de palestrantes. A proposta principal deste ano foi apostar em pessoas. Pessoas que através do seu talento transformaram empresas, governos e pessoas. O Fórum Agenda Bahia é realizado pelo CORREIO e pela rádio CBN, com o apoio da Braskem, Coelba, Fieb e do governo do estado.
Mais notícias
Apesar de ser referência, Parque Tecnológico enfrenta vários desafios
Bahia é destaque em pesquisas de produção de tecnologia para a saúde
Empresas baianas de tecnologia incubadas no Parque Tecnológico, em Salvador, conquistam clientes de todo o Brasil
Influenciada por novas tecnologias, processo educacional passa por transformação e requer um novo tipo de educador
OS SEMINÁRIOS
Bahia mais Competitiva
31 de agosto
Mundo Digital no Turismo
20 de setembro
Diferencial em tempos de crise
08 de novembro
A diferença que o talento faz
09 de novembro
VÍDEOS
Assista às palestras de edições anteriores do Agenda Bahia.
PUBLICAÇÕES
Faça download ou leia online os livros das edições do Agenda Bahia.











