SEMINÁRIO

SUSTENTABILIDADE
DO AGORA

Como a criatividade e tecnologia podem gerar soluções sustentáveis e melhorar a qualidade de vida das cidades?

Faça agora sua Inscrição

O evento é totalmente gratuito, não perca tempo, as vagas são limitadas.

Inscrições Encerradas

Presenças Confirmadas

Programação sujeita a alteração

Pablo Lazo

Diretor da consultoria internacional Arup e professor de desenvolvimento sustentável e resiliência urbana na Europa e na América Latina

Rogério Oliveira

Diretor da Yunus Brasil Negócios Sociais e mentor em programas globais de empreendedorismo como na Singularity University, no Vale do Silício.

Juan Torres

Gerente de projetos da Escola de Dados e editor de Inovação do jornal Correio

Adriana Campelo

Diretora de Resiliência da Prefeitura de Salvador e Chief Resilience Officer da iniciativa 100 Resilient Cities da Fundação Rockefeller

Ana Paula de Moraes

Advogada especialista em Direito Digital e aspectos legais da Segurança da Informação.

Fernanda Vaqueiro

Gerente de Segurança de Inteligência de Rede e MSS da Oi.

Flávia Oliveira (Mediadora)

Jornalista, atua como colunista do jornal “O Globo” e comentarista de economia da “GloboNews”.

Programação

9h - Abertura

Abertura do Evento

9h30 - Salvador Humana

Palestra

Pablo Lazo

Pablo Lazo irá mostrar como as cidades podem investir em sustentabilidade, resiliência e tecnologia para enfrentar os novos tempos. E como Salvador pode ser mais “humana”, mesmo sendo competitiva. Pablo é responsável por projetos de desenho urbano em diversos países e consultor da Fundação Rockefeller para o 100 Resilient Cities.

10h às 10h30

Talkshow moderado por Flavia Oliveira

10h30 - Yunus: A Transformação das Cidades pelos Negócios

Palestra

Rogério Oliveira

Rogério Oliveira largou carreira no mundo corporativo para se dedicar à solução de grandes desafios da humanidade. No Fórum Agenda Bahia, Rogério vai contar como sua parceria com Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz, já apresenta resultados também no Brasil, através da Yunus Negócios Sociais. Um dos grandes projetos é a aceleração de grandes corporações.

11h

Talkshow moderado por Flavia Oliveira

11h30 às 12h30 – Sustentabilidade do Agora: como pessoas e cidades se preparam para Era Cognitiva?

Painel

Pablo Lazo e Rogério Oliveira

Inteligência artificial, drones, Big data, revolução 4.0, tecnologia verde, economia circular, economia criativa, colaboração, resiliência... Como homem e máquina vão caminhar juntos nessa nova era? Esse painel irá debater os desafios da sociedade em rede. E quais são os novos modelos de negócio, de sociedade e de gestão de cidades numa economia em constante mudança.

Tarde

14h30 às 15h30 – Painel: Privacidade e Segurança em tempos de conectividade

Painel E

Fernanda Vaqueiro

PALESTRA | A importância da segurança cibernética na era das Smart Cities e da Internet das Coisas

Fernanda Vaqueiro atua há mais de 16 anos com Segurança da Informação e vai mostrar em sua palestra um overview dos desafios e práticas da segurança cibernética diante do avanço da Internet das Coisas e das Cidades Inteligentes que passam a ser alvo de ciberataques cada vez mais frequentes. Fernanda teve início de sua carreira no portal Globo.com e passou os últimos 10 anos focados no setor de telecomunicações. Responsável pela implantação e gestão do SOC da Oi e pelas proteções de segurança na rede de telecomunicações, também foi intendente pelos Centros de Operação de Segurança da Oi, time de Cybersecurity, Ethical Hacker e prevenção tecnológica . É pós-graduada em Redes e Segurança pela PUC- RJ, possui MBA em Gestão de Serviços pela COPPEAD/ UFRJ e recebeu o Prêmio Security Leaders 2017.

Ana Paula de Moares

PALESTRA | A Nova Lei de Proteção de Dados e seu impacto para empresários e consumidores

Todos os dias novos dados são gerados a nosso respeito. Seja nas redes digitais, em compras efetuadas ou em exames de saúde. Uma nova lei de proteção de dados acaba de ser aprovada no Congresso Nacional para criar regras e também evitar abusos sobre o uso de informações pessoais. Sócia do escritório De Moraes Advocacia, Ana Paula vai mostrar por que é tão importante entender do assunto nessa nova era. Com experiência em gestão de departamento jurídico em empresas nacionais nos ramos da saúde e de comunicação, Ana Paula é pós-graduada em Business Law pelo IBMEC

14h30 às 17h30 – Economia Circular: ecossistemas para as cidades do futuro

Workshop A

Adriana Campelo

A proposta de Workshop é reunir especialistas para debater uma nova agenda para as cidades: a transição para a economia circular. Grupos de trabalho vão buscar soluções para a mudança na lógica de produzir, consumir e transformar resíduos em produtos. E qual deve ser a contribuição de empresas, governos e cidadãos nessa transição da economia.

Palestrantes: Ilan Cuperstein, vice-diretor do C40 para a América Latina, Jorge Cajazeira, presidente da Conselho de Sustentabilidade Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Nilson Sarti, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Ana Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, João Resch Leal, subsecretário de Cidade Sustentável e Inovação de Salvador, Paulo Gomes, professor da UFBA e pesquisador associado da Cátedra Unesco de Sustentabilidade da Universidade Politécnica da Catalunha.

Público-alvo: empreendedores, gestores públicos, acadêmicos e especialistas em sustentabilidade.

14h30 às 16h - Yunus: Como criar negócio social através da sua empresa

Oficina B

Rogério Oliveira

Nessa oficina, Rogério Oliveira vai mobilizar equipes em busca de soluções para problemas das cidades. Empresários, empreendedores e gestores públicos vão se dividir em grupos e aprender como utilizar a Social Business Canvas, a mesma ferramenta aplicada pela Yunus Brasil, para descrever, desenhar e criar modelos de negócios sociais. Ao final dos pitches, serão definidas as melhores soluções encontradas nessa oficina do Agenda Bahia.

Público-alvo: empresários, empreendedores e gestores públicos.

16h às 17h30 - Dados abertos e robôs: a revolução nas cidades pelo cidadão

Oficina C

Juan Torres

Partindo do princípio de que os robôs, no fundo, somos eu e você, a oficina mostrará como o acesso a dados abertos e o uso (mesmo básico) da tecnologia para tratá-los e criar narrativas pode revolucionar o exercício da cidadania e melhorar a qualidade de vida nas cidades. Durante a oficina, os participantes vão aprender a analisar uma base de dados e como essas informações podem ajudar a transformar o mundo em que vivemos.

16h30 às 17h30 - Desafio de Inovação: Acelere[se]

Oficina D

Acelere[se]

Serão apresentadas as 8 startups mais promissoras da Bahia selecionadas para o Acelere[se], programa de aceleração do Agenda Bahia 2018. O programa terá duração de 12 semanas e você poderá acompanhar o desenvolvimento destes negócios e conectar-se com quem leva a inovação da Bahia para o mundo no Correio. Momento exclusivo para convidados.

Faça agora sua Inscrição

O evento é totalmente gratuito, não perca tempo, as vagas são limitadas.

Inscrições Encerradas

Por que participar?

Depois de 8 edições, mais de 235 palestras, um público de mais de 8.500 pessoas, o Agenda Bahia continua inovando e trazendo novas temáticas para você continuar participando.

Dúvidas ou sugestões? Entre em contato!

Fale Conosco
Local do Evento
Auditório da FIEB – Rua Edístio Pondé,
342 – STIEP.

Seja um patrocinador do Agenda Bahia

Quero Patrocinar