NOTÍCIAS
Ex-doméstica que construiu um império da beleza conta como supera a crise: ‘ buscando inovação’

A carioca Zica Assis fundou o Beleza Natural depois de tentar encontrar um creme para seu cabelo crespo (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)
Thais Borges
thais.borges@redebahia.com.br
Quando a crise econômica começou a afetar o Brasil, não teve quem ficasse imune. Nem mesmo se a pessoa já soubesse como lidar com um cenário de dificuldades – e tivesse construído um império diante disso. Esse é bem o caso de Zica Assis, sócia-fundadora e um dos principais nomes por trás do Instituto Beleza Natural, marca que inclui desde salões de beleza a cosméticos especializados para cabelos ondulados a crespos.
“Crise é crise. Ela chega, não teve jeito”, contou a empresária, ontem, na abertura do primeiro seminário do Fórum Agenda Bahia, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Zica, ex-doméstica, criou a marca depois de se tornar cabeleireira e passar dez anos tentando criar produtos para seu cabelo crespo.
No Beleza Natural – que conta com cerca de quatro mil funcionários em cinco estados, além de 38 institutos (que são, na verdade, salões de beleza mais completos) – a crise veio com uma redução sutil, mas relevante. “A pessoa vai e não compra o kit completo, mas ela compra o creme, que é o principal (para os cuidados com o cabelo). Às vezes, vai uma só, não vai a família toda fazer. É aquilo: eu vou até onde posso, até onde eu alcanço”.
Foi aí que Zica e seu time começaram a investir em estratégias que incluíam desde promoções até ouvir sugestões de clientes e colaboradores. “No Beleza Natural existiam várias coisas que a gente estava acostumada também. Passamos por várias coisas que podiam ser crise, podiam não ser. Por isso, a gente estava ligado no que podia fazer para melhorar sem excessos e buscando cada vez mais inovação”, falou.
“A gente entende do nosso negócio para tirar soluções. E as melhores são dos nossos colaboradores”, Zica Assis, do Instituto Beleza Natural
Solução vem de dentro
Lá, eles vetam consultorias que trazem soluções. Para Zica, a solução vem do próprio instituto – seja dos sócios, dos funcionários ou dos clientes. “A gente entende muito bem do nosso negócio para tirar soluções. E as melhores soluções são dos nossos colaboradores, que estão ali no dia a dia. Eles vêm e trazem para a gente numa reunião, apresentam uma coisa e a gente tem que dar credibilidade para eles”.
Uma das medidas concretas adotadas para enfrentar a crise foi justamente a implantação de quiosques. Antes, para uma cliente comprar os produtos Beleza Natural, tinha que ir até um dos institutos – depois de ir ao salão, passava na loja. “Só que as pessoas trabalham, não têm tempo, o dia ficou mais curto… Então, os quiosques foram a coisa mais maravilhosa porque levam nossa linha de produtos e a cliente começa a conhecer. Foi um crescimento fantástico”, disse.
Em pouco mais de dois anos, já são 16 quiosques inaugurados. Em Salvador, são dois, com mais dois previstos para ser inaugurados em breve.
Mais notícias
Investir no pessoal é o caminho para ter menos faltas, aumentar receitas e até reduzir a quantidade de ações trabalhistas
Mensagem correta é capaz de promover o engajamento que move a engrenagem interna de todos para o trabalho e para a vida
“Existe dinheiro. Só precisa de um bom projeto”, defende especialista; veja programação do Agenda Bahia
Ciência, Tecnologia e Inovação podem ajudar o país a sair do atual cenário de crise
OS SEMINÁRIOS
Bahia mais Competitiva
31 de agosto
Mundo Digital no Turismo
20 de setembro
Diferencial em tempos de crise
08 de novembro
A diferença que o talento faz
09 de novembro
VÍDEOS
Assista às palestras de edições anteriores do Agenda Bahia.
PUBLICAÇÕES
Faça download ou leia online os livros das edições do Agenda Bahia.











