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Ex-doméstica que construiu um império da beleza conta como supera a crise: ‘ buscando inovação’

set 1, 2016

A carioca Zica Assis fundou o Beleza Natural depois de tentar encontrar um creme para seu cabelo crespo (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

A carioca Zica Assis fundou o Beleza Natural depois de tentar encontrar um creme para seu cabelo crespo (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Thais Borges
thais.borges@redebahia.com.br

Quando a crise econômica começou a afetar o Brasil, não teve quem ficasse imune. Nem mesmo se a pessoa já soubesse como lidar com um cenário de dificuldades – e tivesse construído um império diante disso. Esse é bem o caso de Zica Assis, sócia-fundadora e um dos principais nomes por trás do Instituto Beleza Natural, marca que inclui desde salões de beleza a cosméticos especializados para cabelos ondulados a crespos.

“Crise é crise. Ela chega, não teve jeito”, contou a empresária, ontem, na abertura do primeiro seminário do Fórum Agenda Bahia, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Zica, ex-doméstica, criou a marca depois de se tornar cabeleireira e passar dez anos tentando criar produtos para seu cabelo crespo.

No Beleza Natural – que conta com cerca de quatro mil funcionários em cinco estados, além de 38 institutos (que são, na verdade, salões de beleza mais completos) – a crise veio com uma redução sutil, mas relevante. “A pessoa vai e não compra o kit completo, mas ela compra o creme, que é o principal (para os cuidados com o cabelo). Às vezes, vai uma só, não vai a família toda fazer. É aquilo: eu vou até onde posso, até onde eu alcanço”.

Foi aí que Zica e seu time começaram a investir em estratégias que incluíam desde promoções até ouvir sugestões de clientes e colaboradores. “No Beleza Natural existiam várias coisas que a gente estava acostumada também. Passamos por várias coisas que podiam ser crise, podiam não ser. Por isso, a gente estava ligado no que podia fazer para melhorar sem excessos e buscando cada vez mais inovação”, falou.

“A gente entende do nosso negócio para tirar soluções. E as melhores são dos nossos colaboradores”, Zica Assis, do Instituto Beleza Natural

Solução vem de dentro
Lá, eles vetam consultorias que trazem soluções. Para Zica, a solução vem do próprio instituto – seja dos sócios, dos funcionários ou dos clientes. “A gente entende muito bem do nosso negócio para tirar soluções. E as melhores soluções são dos nossos colaboradores, que estão ali no dia a dia. Eles vêm e trazem para a gente numa reunião, apresentam uma coisa e a gente tem que dar credibilidade para eles”.

Uma das medidas concretas adotadas para enfrentar a crise foi justamente a implantação de quiosques. Antes, para uma cliente comprar os produtos Beleza Natural, tinha que ir até um dos institutos – depois de ir ao salão, passava na loja. “Só que as pessoas trabalham, não têm tempo, o dia ficou mais curto… Então, os quiosques foram a coisa mais maravilhosa porque levam nossa linha de produtos e a cliente começa a conhecer. Foi um crescimento fantástico”, disse.

Em pouco mais de dois anos, já são 16 quiosques inaugurados. Em Salvador, são dois, com mais dois previstos para ser inaugurados em breve.


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