Escolha uma Página

NOTÍCIAS

Jovens empresários debatem novos caminhos para aproveitar o melhor da Geração Y na Bahia

set 8, 2016

Alexandro Mota
alexandro.mota@redebahia.com.br

Para encontrar um novo funcionário, as empresas analisam experiências profissionais, idiomas, especializações e postura. E para achar um talento, como fazer? O empresário Rodrigo Paolilo está à frente de três negócios, um deles em um espaço colaborativo para empreendedores que usam o conceito de aceleração de start-ups. Para responder à pergunta, ele aposta em atributos que não cabem em currículos. “Observo brilho nos olhos, propósito, engajamento, valores pessoais e, obviamente, resultados”.

A chamada Geração Y, uma turma com menos de 30 anos que na adolescência conviveu com o boom das redes digitais e hoje tem uma forma peculiar de se relacionar com a vida profissional, tem desafiado recrutadores que não sabem o que fazer com seus antigos scripts de processos seletivos e de trabalho. Esse debate tomou conta do Fórum Agenda Bahia, através do painel Jovens Talentos: O Desafio de Inspirar e Retê-los na Bahia.

jovenstalentos

No painel, mediado pela editora-chefe interina do CORREIO, Linda Bezerra(esq.), participaram os empresários Camila, Rodrigo, Eduardo e Gustavo

Além de Rodrigo, quem debateu no evento foi a sócia- fundadora da SER – Inovação Social e Sustentabilidade, Camila Godinho. Ela, que iniciou a carreira focando em políticas públicas internacionais, viajou o mundo, foi membro do Conselho Tunza do Programa da ONU para o Meio Ambiente e hoje decidiu regressar à Bahia para, por aqui, fazer a diferença. Camila foi recentemente surpreendida na sugestiva região baiana da Costa do Descobrimento, na cidade de Santa Cruz Cabrália. “Fomos buscar jovens talentos empreendedores e nos deparamos, naquela região, com quatro meninas, 14 anos, que apresentaram um projeto. Ficamos em dúvida, buscamos autorização dos pais, e acabou que elas foram o destaque do projeto”, lembra.

Camila contou que o grupo mapeou a produção dos agricultores familiares da região e desenvolveu um aplicativo para interessados na compra de produtos orgânicos. Em bicicletas, as garotas faziam a ponte entre os agricultores e consumidores. A ação cresceu e elas já até comercializam o aplicativo. Moral da história? “O talento, às vezes, não está onde a gente está procurando, ele aparece”, resume Camila.

A atual geração de criativos busca desafios, missões e recompensas e por isso tem até quem a chame de “os jogadores”. Um estudo do ano passado da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) apontou que a Geração Y não prioriza ambientes de trabalho positivos e relação com os colegas como seus antecessores, a Geração X. De acordo com a pesquisa, salário (47%), perspectiva de crescimento (42%) e oportunidades de desenvolvimento(41%) são o que esperam ter para não mudar rapidamente de emprego.

Outros mercados
Depois de sair de estagiário a sócio de uma empresa de tecnologia da informação e marketing digital no estado, o consultor empresarial Eduardo Daltro partiu para o Sudeste. “São Paulo é uma porta da América Latina. Minha carreira foi toda desenvolvida na Bahia, mas o mercado baiano não me alimentava mais”, justifica.

Rodrigo, que tem 33 anos e desde 2009 é sócio, em Salvador, da franquia de restaurante Mariposa, fez o caminho inverso. “Eu achava que precisava ter uma experiência executiva para ser melhor empreendedor, mas sempre pensei em retornar para onde nasci, para perto de meus amigos e para ajudar a Bahia que tem muitas carências”, conta.

O caminho dele é parecido com o do administrador Gustavo Barbosa, que após prestar consultoria para empresas como Pão de Açúcar, Vale e Petrobras, criou, aos 29 anos, uma empresa em uma área estratégica para o crescimento da economia, a Smart Flows – Consultoria de Logística, Comércio Exterior e Gestão.

Incentivos
A plateia de poucos cabelos grisalhos do painel ouviu uma série de dicas sobre como reter talentos. “Tem que entender o que o jovem busca: alguns estão buscando uma jornada mais flexível, outros conhecimento, remuneração… Tenho trabalhado com a ideia de polivalência: um funcionário não faz a mesma coisa o tempo todo, ele reveza atividades saindo da monotonia”, exemplifica Gustavo.

O empresário baiano lista ainda ações motivacionais como feedbacks, programas de mentoring, metas bem definidas com a possibilidade de flexibilização da jornada de trabalho na empresa e planos de carreiras bem definidos. “Quando digo para o funcionário que para ele ser promovido precisa cumprir determinadas etapas, estou desafiando, deixando claro que só depende dele e evitando que se diga que foi por ser amigo do chefe”, acrescenta.

Eduardo Daltro sugere que as empresas estimulem o desenvolvimento de lideranças dentro das próprias corporações.

Alianças entre governo, academia e investidores
Manter no estado os jovens talentos não é, para os debatedores do Agenda Bahia, uma questão de cruzar os braços e esperar do governo. “Cabe ao governo pensar em benefício fiscais, facilidades de licença e outras formas de ajudar o empreendedor e do outro lado fica a vontade de ver a coisa acontecer”, opina Gustavo Barbosa.

Já Camila Godinho é do time que defende que a união faz a força. “É preciso mais investimentos do governo sim. Mas o que pode fazer a diferença é a aliança entre empresas, universidades com fundos de investimento, investidores anjos, incubadoras de empresas e instituição de fomento”, avalia.

Reforçando a ideia de Camila, Gustavo contou que teve uma experiência positiva quando aproximou sua empresa de cursos técnicos. “É uma forma de resolver as dificuldades que as empresas têm de qualificar seus profissionais e das instituições de ensino de prática. Fizemos uma parceria com o Senai-Cimatec que está evoluindo”, afirmou.

Tudo isso exige, para Eduardo Daltro, uma mudança cultural. “Essas novas gerações são muito individualistas. Como baiano, critico que aqui as pessoas são pouco associativistas e temos que aprender que o associativismo move montanhas e temos que aprender isso”, acredita.


Mais notícias

OS SEMINÁRIOS

Bahia mais Competitiva
31 de agosto


Mundo Digital no Turismo
20 de setembro


Diferencial em tempos de crise
08 de novembro


A diferença que o talento faz
09 de novembro

VÍDEOS

Assista às palestras de edições anteriores do Agenda Bahia.

PUBLICAÇÕES

Faça download ou leia online os livros das edições do Agenda Bahia.

Patrocínio global
governobraskencoelba
Apoio Institucional
fiebredebahia
Apoio
barrausetascom
Realização