Escolha uma Página

NOTÍCIAS

Público gay impulsiona venda de viagens e movimenta US$ 3 trilhões por ano

set 21, 2016

Dinheiro rompe preconceitos e estar conectado também. Essa foi a tônica da discussão do Agenda Bahia de ontem, que abriu espaço para a discussão do turismo LGBT (lésbicas, gays, travestis, transexuais e transgêneros) com a participação do criador do site Viajay, o soteropolitano Fernando Sandes.

Jorge Gauthier e Fernando Sandes no debate sobre turismo LGBT Foto: Evandro Veiga

Jorge Gauthier e Fernando Sandes no debate sobre turismo LGBT Foto: Evandro Veiga

Em sua apresentação, Sandes destacou a movimentação de US$ 3 trilhões por ano com as viagens desse público – um mercado que cresce quase três vezes mais que o setor turístico por inteiro. Os números são da Organização Mundial do Turismo.

“Os gays têm alto poder de consumo, viajam quatro vezes mais que um casal heterossexual e quando viajam, gastam 30% a mais que um hetero”, disse. “Na crise europeia, foi o setor em que passaram a investir mais”, completou. A explicação para isso está em uma sigla: Dink (dupla renda, nenhum filho, do inglês).

Profissionais do turismo ouviram dicas do idealizador do Viajay, site lançado há quatro meses como um guia turístico segmentado e que estuda ampliar sua cartela de serviços com parcerias com empresas de turismo e entretenimento. As agências, segundo Sandes, devem prestar atenção nos mínimos detalhes – é um público exigente – e pensa na segurança de um viajante LGBT.

“Há mais de 70 países que criminalizam o LGBT e isso é triste e há casos até mesmo de países considerados gay-friendly (simpático à causa LGBT) que não recebem bem”, lamentou. Ontem, após o encerramento do fórum, representantes de agências de viagens, estudantes e empresários disputaram a troca de contatos com Sandes, buscando detalhes do seu negócio. “Recebemos conselhos para os negócios: seja inovador, seja lucrativo. Um pedido que eu faço na hora de tocar negócios é: seja humano também”.

Sandes respondeu perguntas da plateia em uma conversa mediada pelo editor do blog Me Salte, do CORREIO, Jorge Gauthier. Eles ressaltaram a importância do investimento em mídia para aproximar, com respeito às diversidades, as empresas do público gay.

Turista 3.0 espera por pacotes recheados de informação
O turista 3.0, que utiliza as ferramentas do mundo virtual para organizar suas viagens, não abre mão de informação para tomar as suas decisões. Em média, faz 40 visitas – vai a cinco portais diferentes, oito vezes em cada – antes de se decidir, conta o gerente de marketing para a América Latina da agência de viagens online Expedia, Fernando Botelho. “São pessoas muito bem informadas, que buscam conhecer tudo sobre o destino nas mais diversas fontes de informação”.

Ele acredita que o empreendedor precisa estar preparado para responder a qualquer pergunta dos usuários. De acordo com o criador do site Viajay, Fernando Sandes, 70% da audiência do seu site vem dos celulares. Ele ainda não criou um aplicativo para o Viajay, mas fez questão de se preocupar em desenhar um site considerado responsivo, que se adapta para visualização em diferentes tipos de telas.

O Fórum Agenda Bahia é uma realização do CORREIO e rádio CBN, em parceria com a Fieb, Braskem, Coelba e Governo do Estado.


Mais notícias

OS SEMINÁRIOS

Bahia mais Competitiva
31 de agosto


Mundo Digital no Turismo
20 de setembro


Diferencial em tempos de crise
08 de novembro


A diferença que o talento faz
09 de novembro

VÍDEOS

Assista às palestras de edições anteriores do Agenda Bahia.

PUBLICAÇÕES

Faça download ou leia online os livros das edições do Agenda Bahia.

Patrocínio global
governobraskencoelba
Apoio Institucional
fiebredebahia
Apoio
barrausetascom
Realização