
DIFERENCIAL EM TEMPOS DE CRISE
Momentos de crise também são oportunidades de bons negócios. Para empresas e governos. Qual dever de casa deve ser feito para enfrentar a recessão e voltar a crescer? Exemplos de investimentos certeiros em infraestrutura, produtividade e inovação que fizeram a diferença. Como micro e pequenas empresas podem superar a redução no consumo das famílias? E qual o papel da liderança e do empreendedorismo nesse novo momento da sociedade?
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
PROGRAMAÇÃO
9h | TALK SHOM – Infraestrutura sustentável: uma oportunidade para o aumento da produtividade, da competitividade e do crescimento.
ROGÉRIO STUDART
Membro do Global Federation of Competitiveness Councils, em Washington, e atuou como diretor-executivo do Banco Mundial e diretor do BID

Rogério Studart é membro do Global Federation of Competitiveness Councils, em Washington, e atuou como diretor-executivo do Banco Mundial e BID. Rogério Studart coordenou, com a Boston University, a força-tarefa internacional sobre o papel dos bancos de desenvolvimento na atração de recursos públicos e privados no financiamento de infraestrutura sustentável. Além de apresentar como esse estudo pode ajudar na retomada do crescimento e da produtividade do Brasil, Studart traz para o seminário Diferencial em Tempos de Crise uma análise especial para a Bahia, com novas possibilidades de investimentos no estado.
Studart conversa com Fávia Oliveira (Moderadora)
(Comentarista de economia da “GloboNews” e colunista do jornal “O Globo”)

Flávia Oliveira jornalista, atua como colunista do jornal “O Globo” e comentarista de economia da “GloboNews”.
9h40 | TALK SHOW – Pequenas e médias empresas como espinha dorsal econômica e impulsora de inovação na Alemanha.
MARKUS WILL
Diretor do Escritório Brasileiro de Projetos do Fraunhofer IPK para Sistemas de Produção e Tecnologia de Design.

Markus Will, diretor do Escritório Brasileiro de Projetos do Instituto Fraunhofer IPK, entidade referência em inovação no mundo, mostra no Fórum Agenda Bahia como as pequenas e médias empresas conseguem dominar as exportações na Alemanha – e muitas delas serem, inclusive, multinacionais, apesar do seu tamanho. Apresenta ainda em sua palestra cases de empresas que superaram a crise e como o Brasil pode recuperar sua economia através da inovação.
Will conversa com Flávia Oliveira
(Comentarista de economia da “GloboNews” e colunista do jornal “O Globo”)
10h30 | TALK SHOW – Empreendedorismo de Impacto e Empresas B: Redefinindo sucesso em negócios.
MARCEL FUKAYAMA
Co-fundador do Sistema B Brasil e da Din4mo, empresa com o objetivo de empoderar empreendedores sociais

Marcel Fukayama, empreendedor social, é co-fundador do Sistema B Brasil e da Din4mo, empresa com o objetivo de empoderar empreendedores sociais. Começou como empreendedor aos 17 anos, ao criar uma das primeiras lan houses em São Paulo. Não parou mais. É co-Fundador da Din4mo, empresa com o objetivo de empoderar empreendedores que desenvolvem modelos de negócios que resolvem problemas sociais. Juntou-se ao movimento global de Empresas B e co-fundou o Sistema B Brasil com o objetivo de criar uma comunidade de empresas que usam o poder de seu negócio como uma força de mudança.
MARCEL conversa com Flávia Oliveira
(Comentarista de economia da “GloboNews” e colunista do jornal “O Globo”)
11h20 | PAINEL – Como vencer a crise? – Rogério Studart, Markus Will e Marcel Fukayama
ROGÉRIO STUDART

MARKUS WILL

MARCEL FUKAYAMA

14hINÍCIO
14h | Empresas B: Como ser uma empresa melhor para o mundo
MARCEL FUKAYAMA
Co-fundador do Sistema B Brasil e da Din4mo, empresa com o objetivo de empoderar empreendedores sociais

Marcel Fukayama, empreendedor social, é co-fundador do Sistema B Brasil e da Din4mo, empresa com o objetivo de empoderar empreendedores sociais. Começou como empreendedor aos 17 anos, ao criar uma das primeiras lan houses em São Paulo. Não parou mais. É co-Fundador da Din4mo, empresa com o objetivo de empoderar empreendedores que desenvolvem modelos de negócios que resolvem problemas sociais. Juntou-se ao movimento global de Empresas B e co-fundou o Sistema B Brasil com o objetivo de criar uma comunidade de empresas que usam o poder de seu negócio como uma força de mudança.
CAMILA GODINHO
Fundadora da SER – Inovaçao Social e Sustentabilidade

Camila Godinho, fundadora da SER – Inovaçao Social e Sustentabilidade. Entre 2002 e 2011 fez parte do movimento de juventude socioambientalista, como membro do Conselho TUNZA do Programa da ONU para o Meio Ambiente e do Conselho Internacional da Carta da Terra. Em 2013, recebeu o convite do Fórum Econômico Mundial para formar o hub da comunidade Global Shapers em Salvador.
AMON PINTO
sócio da Zebu Mídias Sustentáveis

Amon Pinto, é sócio fundador da Zebu Mídias Sustentáveis (2010), empresa de design e sustentabilidade com certificação internacional de impacto socioambiental positivo – Sistema B (2014), e membro do CE100Brasil – uma iniciativa da Ellen MacArthur Foundation para a economia circular.
ZÉ PIMENTA
Sócio da Euzaria

Zé Pimenta, criativo transgressor e sócio da Euzaria. A mente responsável por transformar nossos valores em produtos com alma. É ele quem lidera todo o processo, desde o rascunho da estampa até a escolha da matéria-prima. Se existe chance de dar certo, Zé Pimenta acredita e faz acontecer. Sua inspiração criativa, é sempre o amor.
ADRIANO MEYER
Diretor de P&O e Governança do Grupo Aurantiaca

Adriano Meyer, economista, Diretor de P&O e Governança do Grupo Aurantiaca, com 25 anos de atividade profissional em empresas, como a Odebrecht, Governo do Estado, Iberostar, nas áreas de TI, Planejamento , Governança Corporativa e sustentabilidade. Também é presidente do Instituto Gente. O Grupo Aurantiaca tem como controladoras a Aurantiaca Agrícola e Frysk Industrial e as marcas comerciais são a Obrigado! e Fibraztech.
14h | A força do microempreendedor: Como se tornar mais competitivo.
IGOR MARCHESINI
Diretor da SumUp, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia e com MBA pela Stanford Graduate School of Business

Igor Marchesini, diretor da SumUp, líder em soluções de pagamentos móveis e está presente em 15 países. Igor Marchesini, baiano, foi escolhido em 2013 para comandar o desenvolvimento da empresa no Brasil. O foco da SumUp é em quem fatura de R$ 500 a R$ 2.500. No Fórum Agenda Bahia, Igor vai mostrar como a tecnologia pode aumentar a competitividade no pequeno varejo.
VÍTOR RIBEIRO LOPES
Gerente de Acesso a Crédito e Serviços Financeiros do Sebrae Bahia

Vitor Ribeiro Lopes, gerente de Acesso a Crédito e Serviços Financeiros do Sebrae Bahia. Bacharel em Economia pela Universidade Católica do Salvador e Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Foi Diretor-Presidente da Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia, entre setembro de 2013 e janeiro de 2015, com experiência em diversas instituições públicas e de ensino. É Presidente do CORECON – Conselho Regional de Economia, 5ª Região/Ba. Atualmente, gerencia a Unidade de Acesso a Crédito e Serviços Financeiros do Sebrae/BA.
FÁBIO PINA:
Economista consultor da Fecomércio-BA

FÁBIO PINA: economista pela FEA USP e administrador pela Universidade Mackenzie, mestre em economia política pela PUC, assessor da Fecomércio-SP, sócio consultor da FFA Consultoria Econômica e Financeira. Assuntos técnicos de maior atuação: macroeconomia e estatística.
MAGNO CALAZANS:
Analista de perfil comportamental e de pequenos negócios do SEBRAE

15h | Planejamento na prática – “Castelo de Cartas”
MAGNO CALAZANS: Administrador de Empresas; Analista de Perfil Comportamental DiSC e de Pequenos Negócios; Coach Profissional; Contador de Histórias e Escritor em Ascensão no Mercado Nacional; Instrutor Gerencial e Palestrante; Mestrando em Desenvolvimento e Gestão Social; e possuo experiências de mais de 10 anos no Sebrae Bahia.
16h30 | Jogo da Inovação: Uma partida que mudará a visão da sua empresa
FABIANA CARVALHO DE ARAÚJO
gerente de Desenvolvimento Empresarial, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sistema Fieb, que atua com apoio à gestão empresarial

Fabiana Carvalho de Araújo, gerente de Desenvolvimento Empresarial, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que atua com apoio à gestão empresarial, especialmente com o incentivo à inovação, e o fortalecimento de cadeias produtivas na Bahia. O IEL é uma entidade pertencente ao Sistema FIEB. Ela vai ser a facilitadora do workshop
Benefício exclusivo para inscritos na palestra
Quer avaliar a capacidade inovativa da sua empresa e ganhar um Plano de Inovação JOIN customizado para tornar seu negócio mais inovador e competitivo? Clique no botão abaixo para cadastrar-se gratuitamente. O resultado será apresentado automaticamente.
16h30 | Negócios sustentáveis: Gestão para a competitividade da indústria baiana
MARCONI ANDRAOS
Coordenador do CORES

Marconi Andraos, é engenheiro mecânico, exerceu vários cargos de liderança na área de Tecnologia da Informação em empresas como o Banco Econômico, Caraíba Metais e Norberto Odebrecht. Atualmente, consultor de empresas. Diretor da Dow Brasil até junho de 2015, Diretor da FIEB/CIEB e Coordenador do CORES – Conselho de Responsabilidade Social da FIEB, representante desta no CORES da CNI – Confederação Nacional da Industria.
MARCIA MARIZ
Coordenadora de Responsabilidade Social da FIEB

16h40 | Bancos de Articulações Sociais FIEB contribuindo para a Sustentabilidade da Indústria Baiana
Márcia Mariz: Transformação de excedentes de produção. Doações. Materiais recicláveis e reutilizáveis. Benefícios sociais. Marcia Mariz mostra no Fórum Agenda Bahia cases dos Bancos de Articulações Sociais da Fieb, indústrias baianas que investiram em sustentabilidade no estado. Especialista em Responsabilidade Social, é graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FIB e pós-graduada em Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial pela Universidade Salvador – UNIFACS. Também é formada em Coaching Sistêmico e em Grupo Multirreferencial – abordagem para se trabalhar com grupos. Atualmente é Consultora em Responsabilidade Social do Sistema FIEB, assessorando o CORES e Coordenando o Projeto Gestão Sustentável FIEB.
LÍDICE MIRANDA SANTOS
Assessora de Desenvolvimento para implantação da Gestão Socialmente Responsável – Serviço Social da Indústria – DR BA.

17h10 | Gestão da Sustentabilidade para competitividade de Micro e Pequenas Indústrias
Lídice Miranda Santos, assessora de desenvolvimento para implantação da Gestão Empresarial Socialmente Responsável – Serviço Social da Indústria – DR/BA. Especialista em Responsabilidade Social há mais de 10 anos. Mestra em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS/UFBA), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia, pós-graduada em Educação/UNEB Universidade do Estado da Bahia, e em Gestão de Iniciativas Sociais com ênfase em Responsabilidade Social/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursou Gestão de Projetos – Universidade de São Paulo (FIA/USP). Atualmente é Assessora de Desenvolvimento para implantação da Gestão Empresarial Socialmente Responsável – Serviço Social da Indústria – DR/BA.
17h50 às 18h30 | PAINEL – Negócios Sustentáveis: valor agregado no mercado – Banco de Práticas Sustentáveis FIEB
HARI HARTMAN
Sócio da CAMISAS POLO

Hari Hartmann vai mostrar no Fórum Agenda Bahia que pequenas empresas também podem ser sustentáveis. A Camisas Polo atua no ramo de fardamento corporativo e tem coleções feitas de garrafa PET, retalhos de tecido e algodão orgânico. Hari atuou por mais de 15 anos como Gerente de Meio Ambiente, na Mineração. Se especializou em Licenciamento Ambiental, especialmente para MPE. Foi Presidente do SINDVEST no período de 2006 a 2009, e Conselheiro da ABIT no período de 2007 a 2012.
FABRÍCIO MARTINES
Líder de Atuação Responsável e de Operações Ambientais da Dow para o Site de Aratu

Fabrício Martinesé engenheiro Mecânico de formação, trabalha há 21 anos na Dow, onde executou diversas funções em unidades operativas no Brasil, Argentina e Estados Unidos. Atualmente é Líder de Atuação Responsável e de Operações Ambientais para o Site de Aratu.
Patrocínio global
Apoio Institucional
Apoio
Realização