
A DIFERENÇA QUE O TALENTO FAZ
Pessoas. A valorização do capital humano brasileiro é defendida como peça-chave para mudar o atual cenário de recessão no Brasil. Neste seminário, especialistas irão mostrar como a inovação, a educação e a formação dos jovens podem resultar em exemplos transformadores. Os desafios no mercado de trabalho, exemplos de empreendedores de sucesso e como outros países apostam na qualificação como diferencial competitivo.
PROGRAMAÇÃO
9h | TALK SHOM – Como o Propósito pode transformar as empresas.
MARCOS CAETANO
Sócio global da Brunswick Group.

Marcos Caetano: foi diretor de Pessoas de um grande banco, vice-presidente de um dos principais portais na internet do País e também empreendedor. Hoje, é sócio global da empresa de comunicação estratégica Brunswick Group, com sede em Londres e 23 escritórios em 14 países. Marcos Caetano defende que, mais do que nunca, devemos ser como Leonardo Da Vinci, artista e inventor renascentista italiano: multifacetados e abertos para novas experiências. Carioca, radicado em São Paulo, ele mostra no Fórum Agenda Bahia como o propósito pode transformar as empresas.
Conversa com Flávia Oliveira

Flávia Oliveira jornalista, atua como colunista do jornal “O Globo” e comentarista de economia da “GloboNews”.
10h | TALK SHOW – Ela tirou uma ideia do papel. E a levou para quase 100 países.
LORRANA SCARPIONI
Criadora da Bliive

Lorrana Scarpioni: está na lista dos 10 brasileiros mais inovadores, com menos de 35 anos, divulgada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e foi eleita pela BBC como uma das 100 mulheres mais inspiradoras de 2015. Nascida em Salvador, mas criada no Paraná, Lorrana mostra sua trajetória no Fórum Agenda Bahia e os desafios que teve que enfrentar para tirar a Bliive do papel e criar conexões com quase 100 países. Hoje, a Bliive é maior rede mundial de intercâmbio de tempo. Aos 26 anos, Lorrana é Global Agenda Council em Creative Economy e Global Shaper pelo Fórum Econômico Mundial.
Conversa com Flávia Oliveira
11h | TALK SHOW – Da Bahia para Alemanha: as dores e delícias de investir na carreira no exterior.
SANDRO MACHADO
Tenor baiano

Sandro Machado é terno baiano, mas mora hoje na Alemanha. Graduado em Canto pela UFBA, faz mestrado em Ópera (Master Oper) na Escola de Ópera (Opernschule) da Escola Estadual de Música e Artes Cênicas de Stuttgart (Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart) na classe da Prof. Turid Karlsen. Ele enfrentou muitas dificuldades para estudar fora do Brasil e divide com a plateia do Fórum Agenda Bahia as dores e delícias de apostar em seu talento no exterior.
11h30 | PAINEL – A cultura do acerto inibe os talentos? – Marcos Caetano, Lorrana Scarpioni e Sandro Machado
14hINÍCIO
14h | PAINEL – Combinação que dá lucro: Cuidar de pessoas e do ambiente de trabalho.
CEZAR ALMEIDA
Presidente da ABRH

Cezar Almeida é Presidente da ABRH Bahia – Associação Brasileira de Recursos Humanos e Coach no Ford CEM – Consumer Experience Moviment. Pesquisador nas áreas de comportamento organizacional e desenvolvimento pessoal, fez carreira em empresas nacionais e multinacionais e vem atuando em projetos de desenvolvimento de lideranças e gestão em importantes e influentes organizações do país. Professor de cursos de MBA, é economista e tem Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/UESC, Executive e Life Coach certificado pelo ICI – Integrated Coaching Institute, Especialista Comportamental pela Carnegie University/USA.
LÍDIA ABDALLA
Presidente executiva do Laboratório Sabin

Lídia Abdalla: O Laboratório Sabin já ganhou diversos prêmios como a melhor empresa para se trabalhar na área de saúde. A presidente executiva, Lídia Abdalla, mostra no Fórum Agenda Bahia quais são os valores que fazem a diferença em uma gestão para valorizar cada vez mais o capital humano das empresas e por que o Sabin tem se destacado nesse mercado. Entre os prêmios conquistados durante sua gestão, estão Prêmio Anuário Época 360º como a Melhor Empresa na Categoria Saúde e vencedor como a Melhor Empresa na dimensão Visão de Futuro e a Melhor Empresa para Trabalhar na Área de Saúde no Brasil (GPTW e IT Midia)
RAYMUNDO DÓREA
Sócio da Engpiso

Raymundo Dorea: Em tempos de crise, vale um antigo conselho que muito se escuta no futebol. O ataque pode ser a melhor defesa. Foi isso que fez o engenheiro civil Raymundo Dorea. Ele investiu intensamente em inovação e gestão de pessoas. Com a tática ofensiva, conseguiu participar, somente na Copa do Mundo, da construção de três grandes empreendimentos simultâneos: a Arena Fonte Nova (Salvador), a Arena Pernambuco (Recife) e a Arena Sauípe (Litoral Norte da Bahia). A empresa dele, a Engpiso, é especializada há 21 anos em pisos industriais de concreto e revestimentos. E tem na participação dos colaboradores a principal força da longevidade de suas atividades.
14h | OFICINA – Teoria para prática: Como o talento pode fazer a diferença no mundo do trabalho.
CASE:Ciência na escola: um projeto reconhecido
SESI – Projeto Bioplástico
Responsável: Fernando Moutinho, professor de Química Geral e Orgânica e coordenador do projeto de iniciação científica mantido na unidade Sesi-Piatã (Escola Djalma Pessoa)

Camila Pires Santana, 19 anos, cursando Técnico em Petroquímica pelo Sistema EBEP (SENAI-SESI), graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária na UNIJORGE e bolsista de Iniciação Cientifica Junior pela CNPq. Participou do Encontro de Jovens Cientistas (UFBA, 2013 e 2014), 8º edição do Interculte – Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação (UNIJORGE, 2014), FICC – Feira de Iniciação Científica do Município de Catu (IFBA- Catu, 2015), FEBRACE- Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (USP, 2016) e aprovado como projeto finalista na MOSTRATEC- Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Fundação Escola Técnica Liberato, 2016).
Ananda Lima Valença Dias, 20 anos, cursando Técnico em Petroquímica pelo Sistema EBEP (SENAI-SESI), graduanda em Engenharia Química na UCSAL e bolsista de Iniciação Cientifica Junior pela CNPq. Participou do Encontro de Jovens Cientistas (UFBA, 2014), 8º edição do Interculte – Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação (UNIJORGE, 2014), FICC – Feira de Iniciação Científica do Município de Catu (IFBA- Catu, 2015), FEBRACE- Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (USP, 2016) e aprovado como projeto finalista na MOSTRATEC- Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Fundação Escola Técnica Liberato, 2016).
Aline Costa Cezar, 18 anos, cursando Técnico em Eletrotécnica pelo Sistema EBEP (SENAI-SESI) e bolsista de Iniciação Cientifica Junior pela CNPq. Participou do Encontro de Jovens Cientistas (UFBA, 2014), 8º edição do Interculte – Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação (UNIJORGE, 2014), FICC – Feira de Iniciação Científica do Município de Catu (IFBA- Catu, 2015), FEBRACE- Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (USP, 2016) e aprovado como projeto finalista na MOSTRATEC- Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Fundação Escola Técnica Liberato, 2016).
CASE:Automação para Casa Inteligente
(SENAI – Theoprax)
O grupo criou um sistema de automação residencial através da metodologia Theoprax, desenvolvida pelo instituto Fraunhofer, na Alemanha e executada na Bahia desde 2012. Com o sistema, é possível controlar e administrar os dispositivos elétricos e eletrônicos de uma casa – iluminação, temperatura dos cômodos, posição da cortina, televisão e ar-condicionado – através de uma página web ou aplicativo mobile.
Responsáveis: Flávio Marinho, gerente de Empreendedorismo e Inovação do SENAI CIMATEC, e Clélia dos Santos Dionisio, coordenadora do curso técnico em informática
Estudantes: Jean Santos, Bruno Silva, Paulo Robson Conceição, Valter Antonio Ramos
BRUNO SILVA
Estudante SENAI CIMATEC

CLÉLIA DOS SANTOS
Coordenadora do curso técnico em informática SENAI CIMATEC

CASE:Inovação Científica: Profissionais Qualificados Fazem a Diferença
CRISTIANE GONÇALVES
Supervisora de Eng. de Materiais da FORD

Cristiane Gonçalves, supervisora de Engenharia de Materiais da FORD (desde 2011). Possui graduação em Química pela Universidade do Estado da Bahia (1999), mestrado em Química (físico-química) pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Química (química orgânica) pela Universidade Federal da Bahia (2005). Tem ainda experiência como especialista em fluidos automotivos (2005- 2008 ). Finalizou três projetos IEL com 8 bolsistas, resultando em 1 patente (em andamento) e 2 publicações no congresso da SAE Brasil (1 apresentação oral). Possui 10 artigos científicos publicados em revistas científicas, 22 trabalhos publicados em congressos e 4 trabalhos aceitos para publicação.
ALANA SANTOS
Ex-bolsista do Inova Talentos

Alana Santos, ex-bolsista do Inova Talentos, com o projeto de Desenvolvendo a Gestão da Inovação na MAQHIN Soluções Tecnológicas. Administradora formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC – BA), com mais de quatro anos de experiência em consultoria empresarial e gerenciamento de projetos. Voluntária da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia – AJE BAHIA, onde atua como Diretora de Desenvolvimento captando recursos e coordenando parcerias.
16h | OFICINA – Empatia no processo de liderança.
TATI FUKAMATI
Consultora, especialista em empatia, sustentabilidade e inovação social.

Tati Fukamati é consultora e facilitadora, especialista em empatia, sustentabilidade e inovação social. Trabalhou na Amana-Key, empresa de consultoria e educação executiva fundada por Oscar Motomura, onde coordenava projetos de sustentabilidade e parcerias com instituições internacionais. É bióloga e neurocientista de formação e idealizadora do projeto “A Revolução da Empatia”, que promove palestras, workshops e eventos sobre empatia como competência do futuro e ferramenta de transformação (de empresas e da sociedade como um todo). É também sócia da Humans, agência de comunicação e publicidade baseada na empatia e na criação de relações humanas, e colaboradora da NELIS, rede global de profissionais de sustentabilidade.
17H30 | BATE-PAPO – Cultura como valor para a transformação.
MARGARETH MENEZES
Cantora e Compositora

Em 1985, Margareth Menezes começou a fazer teatro amador em Salvador. Dois anos depois, ela iniciou a carreira de cantora, gravou o primeiro LP single (Faraó – Divindade do Egito, de Luciano Gomes) – a convite de Djalma Oliveira – e vendeu mais de 100 mil cópias. Vinte e cinco anos depois, a artista soma 21 turnês internacionais (por todos os continentes), 14 CDs/LPs e 3 DVDs.
Desde 2008, Margareth desenvolve o projeto social Fábrica Cultural, na Ribeira, com cursos profissionalizantes para jovens e oficinas de arte-educação para crianças. Fiel às raízes, em 2015, os Ensaios do AfroPop – movimento que mistura na música elementos africanos, brasileiros, indígenas e pop – tiveram um gosto especial sendo realizados no Mercado Iaô, espaço multicultura da sua ONG Fábrica Cultural, na Ribeira.
No ano passado, os ensaios no Mercado Iaô marcaram o Verão baiano ao integrar música, arte, artesanato, gastronomia e cultura. Com a participação de milhares de pessoas em todos os domingos, os shows no Mercado Iaô se tornaram uma das principais programações da cidade. Atualmente, Margareth Menezes continua sua turnê pelo Brasil com o seu show ‘Para Gil & Caetano’, lançado em CD e DVD, além de seu trabalho AfroPopBrasileiro.Em 2017, a artista fará 30 anos de carreira e novidades vem aí para comemorar esse
momento.
RICARDO CASTRO
Diretor Fundador do NEOJIBÁ

Nascido em Vitória da Conquista, Ricardo Castro é o criador e Diretor fundador do NEOJIBA. Estabeleceu-se na Europa desde 1984, onde estudou piano com Maria Tipo e Dominique Merlet e regência com Arpad Gerecz. Premiado no Concurso da ARD de Munique em 1987 e GezaAnda de Zurique em 1988, foi elevado à categoria de pianista de renome internacional ao receber o primeiro lugar no Leeds Internacional Piano Competition na Inglaterra, em 1993.
O Diretor Geral do NEOJIBA começou a tocar piano aos 5 anos com Esther Cardoso na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma admissão extraordinária dada sua idade. Aos 10 anos, tocou como solista com a Orquestra Sinfônica da UFBA.
Ricardo Castro leciona desde 1992 na classe de mestrado da Haute École de Musique de Lausanne, na Suíça, e desde 2005 dedica-se com obstinação às atividades de integração e desenvolvimento social, criando oportunidades inéditas para jovens e crianças brasileiras. Desde 2013, integra a lista de “Honorary Member” da Royal Philharmonic Society em Londres, o primeiro brasileiro a integrá-la, na qual figura ao lado das mais importantes personalidades da música ocidental.
Patrocínio global
Apoio Institucional
Apoio
Realização