Que tal aproveitar o banho de mar em uma das praias incríveis da Ilha de Itaparica?

Daniel Silveira (daniel.silveira@redebahia.com.br@dansilcruz)


A maior ilha da Baía de Todos os Santos tem cerca de 40 km de praias maravilhosas, com águas mornas e cristalinas. Dá até para pensar que você está em algum destino caribenho. Mas é Bahia e está muito perto: a mais ou menos 50 minutos de Ferry Boat, que faz travessias de hora em hora, das 5h às 23h30, exceto aos domingos, quando as viagens começam uma hora mais tarde. O tempo de espera entre desembarcar no terminal de Bom Despacho e dar o primeiro mergulho vai depender de qual das praias você quer visitar. Das dezenas de opções que ficam entre os extremos, Cacha-Pregos e a sede do município de Itaparica, listamos quatro, com dicas sobre o banho e lugar para comer. O destaque de todas é a tranquilidade do mar, sem grandes ondas. No Verão, as areias são concorridíssimas. Mas, fora da estação, o clima em algumas é de ilha deserta. Prepare o protetor solar!

Ponta de Areia

Foto: Makeboom

A praia tem como principal característica as águas calmas, perfeitas para o banho. A areia é branquinha e fina, a família inteira se diverte, seja adulto ou criança. Durante o Inverno e nos meses de chuva, a região fica bem vazia e o banho é tranquilo. No Verão, o movimento é intenso e é preciso disputar espaço na areia.

Como chegar: Saindo de Bom Despacho, siga pela Avenida Beira-Mar, antes do Bompreço, por cerca de 10 minutos.

Barra Grande

Foto: Makeboom

O banho é tranquilo por conta de um quebra-mar natural que forma piscinas quando a maré está baixa. A vista é privilegiada, dá para ver toda a Cidade Baixa de Salvador. A praia se divide, basicamente, em duas partes. Uma mais badalada, próxima à igreja, com bares, onde rola música, e outra mais tranquila, próxima ao Condomínio Enseada do Arauá.

Como chegar: Saindo de Bom Despacho, siga pela BA-001 por cerca de 18 minutos até o condomínio e vire à esquerda.

Cacha-Pregos

Foto: Makeboom

Fica na ponta da Ilha, já perto do Recôncavo, e permite um dos banhos mais tranquilos da região. Tem poucas e baixas ondas, mas é preciso ter cuidado com a correnteza. A areia é sempre limpa, menos quando a maré está mudando, pois o sargaço se acumula. No Verão, é preciso disputar espaço entre os guarda-sóis, mas nos outros meses a sensação é de estar em uma ilha deserta. Para almoçar, nossa dica é a moqueca de camarão do restaurante Caiambá. O prato serve bem duas pessoas, sem economia do crustáceo e custa R$ 85. Para petiscar, peça uma porção de quibes. Seis unidades custam R$ 25.

Foto: Makeboom

Como chegar: Saindo de Bom Despacho, siga pela BA-001 até o cruzamento com a Estrada de Cacha-Pregos. Siga até o fim dela. O percurso leva, aproximadamente, 40 minutos.

Penha

Foto: Makeboom

A água é tranquila, com pouquíssimas pedras e correnteza. As ondas nunca são altas, graças a uma barreira de corais e um banco de areia que transformam a região numa imensa piscina natural. Se espera badalação, esse não é para você. O local não tem muitas barracas, então, é bom levar guarda-sol, cadeira e canga. Por conta das vans de transporte público não poderem passar por uma guarita que lembra a de um condomínio, nunca lota. Para comer, amamos a Cabana do Pai Orlando.

Como chegar: De Bom Despacho, pegue a BA-001 até a Estrada da Penha. A viagem dura quase 15 minutos.

 

Veja também