AFD se consolida como vitrine para modelos iniciantes
Amanda já desfilou em passarelas de Nova Iorque e Paris. Ana Flávia venceu concurso internacional (Fotos: Divulgação) |
Mais do que um evento de moda, o Afro Fashion Day (AFD), iniciativa do CORREIO para celebrar o mês da Consciência Negra, promove oportunidade para os profissionais do ramo, desde os estilistas e designers das marcas baianas aos modelos veteranos e iniciantes. Chegando na sua terceira edição no dia 18 de novembro, das 9h às 20h, no Porto Salvador, no Comércio, o projeto é reconhecido pela capacidade de revelar grandes nomes, como foi o caso da vencedora do concurso Super Model of the Word, da Ford Models, em 2016, Ana Flávia Santos, e os gêmeos Juan e Raul Santos, de 20 anos, que participaram em 2015. Juan atualmente mora em São Paulo e viaja hoje para a Índia.
“O Afro Fashion Day foi um impulso! A partir da passarela na Cruz Caída (Pelourinho), eu e meu irmão Raul ganhamos visibilidade e pudemos viajar para fora do Brasil. O AFD serviu como vitrine para os scouters (olheiros) conhecerem nosso trabalho”, conta o modelo baiano. “Vou começar uma nova temporada de trabalho lá na Ásia”, revela o jovem, que já saiu em capa de revista internacional, gravou um comercial do McDonalds para a televisão e morou nas Filipinas com o irmão. Ele lamentou não estar em Salvador neste mês para prestigiar o projeto que, neste ano, traz como tema os quatro elementos da natureza: água, ar, fogo e terra. “Vou acompanhar de longe, pela internet”, garantiu o belo que saiu da comunidade de Novo Marotinho, em Salvador, para ganhar o mundo.
O modelo atualmente está na agência Oxygen Models e considera o Afro Fashion Day um marco para o país e para quem trabalha na área, sobretudo para quem está no começo da carreira. “O evento ajuda na identificação dos ‘new faces’ (novatos). É importante mostrar o caminho. E, ao mesmo tempo, o AFD apoia e dá visibilidade para os modelos que já estão na ativa e pegam trabalhos com marcas interessantes”, completa. É o caso de Amanda Santana, 28, da agência Bi Produções. Ela já desfilou em Nova Iorque e em Paris, para marcas como Osklen, Ellus e Agnès B.
Os gêmeos em capa de revista dos Estados Unidos no ano passado (Foto: Reprodução) |
Em 2005, Amanda participou do concurso da Elite Model e sua carreira deslanchou. “Pouco tempo depois, com 18 anos, fui para São Paulo. Participei da São Paulo Fashion Week, fui para os Estados Unidos pela agência IMG, fiz catálogos e desfiles importantes. Trabalhei até para Isabel Toledo, a estilista que desenha as peças de roupa de Michelle Obama”, conta a modelo, que participa do Afro pelo segundo ano consecutivo. “Acho o evento o máximo porque só tem negros. A população negra é destacada, representada e respeitada. Raros são os desfiles que dão tanto espaço para nós”.
Para Marlon Junio, gestor da The Agent Model Bahia, com sedes em Salvador, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, e que trabalha para descobrir, desenvolver, orientar e lançar modelos para os mercados nacional e internacional, o Afro Fashion Day é “um grande evento que traz uma visibilidade incrível para todos envolvidos com moda. E, principalmente, possibilita descobrir novas promessas. Eu, particularmente, considero a maior vitrine de moda de Salvador…”. Ele é sócio do scouter Vinny Vasconcellus, responsável pela revelação da moradora de Mussurunga, Ana Flávia Santos, 20, que venceu o concurso Super Model of the Word, da Ford Models, em 2016. Ela foi a primeira mulher negra a ganhar a competição e hoje, a top que é fã de Beyoncé e Rihanna, exibe a beleza dos seus 1,79m em passarelas pelo mundo.
O Afro Fashion Day terá 100 pessoas na passarela, sendo 88 modelos das agências One Models, PJT Models, Model Club Agency, Suellen Massena, Merci Models, Bi Produções, Raí Silva Assessoria de Modelo, Mega Model Bahia e Xtreme, oito pessoas não-agenciadas escolhidas através das seletivas que aconteceram nos bairros da Liberdade, Bonfim, Itapuã, Cajazeiras e Plataforma, e os convidados: o promoter Uran Rodrigues, Rafa Dias, do Attoxxa, DJ Raiz e Luã Faya, do Clube do Ragga. O desfile está agendado para 19h, mas a programação vai acontecer o dia todo e conta com exposição, loja colaborativa, bate-papos e manifestações culturais. O Afro Fashion Day é realizado pelo CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e patrocínio da Avon.
Midiã Noelle
*colaborou para o Correio