Diversidade musical marca terceira edição do AFD
Hip hop, rhythm and blues, funk e pagodão não faltarão na trilha sonora do Afro Fashion Day (AFD), projeto do CORREIO, para celebrar o mês da Consciência Negra. É o que prometem a Banda Rua 06 e os djs Jack Nascimento, da festa Batekoo, e Raiz, que se apresentarão no evento que ocorre dia 18, das 9h às 20h, no Porto Salvador, no Comércio. Eles ficarão de 13h às 18h no 1º piso, animando o público na praça de alimentação, antes de Telefunksoul entrar em cena para embalar o desfile, às 19h.
Jack Nascimento participa pela primeira vez do Afro Fashion Day (Foto: Kelvin Yule/Divulgação) |
“Um projeto que dá visibilidade para o povo preto é muito importante. É uma celebração da consciência negra!”, ressalta Jack, que participa pela primeira vez do AFD. Ele é um dos responsáveis pelo movimento cultural e artístico Batekoo, em Salvador. “É resistência preta, onde as pessoas vão para ser livres e transparecer as essências delas, sem medo de julgamentos”. Para o som, o DJ promete: “Não vai faltar Beyoncé, Tássia Reis, Rincon Sapiência e La Fúria”. Ele toca das 13h às 13h40.
A Banda Rua 06 fará um pocket show autoral (Foto: Divulgação) |
Na sequência, a Banda Rua 06 fará até 15h30, um pocket show autoral. Nid Iceberg e Lucas Garcez criaram a dupla há um ano e ressaltam que estar no Afro será uma oportunidade para dar visibilidade à dupla. “Lançamos o primeiro single em setembro. Somos do R&B, soul music. Temos essa pegada de black music. O Afro Fashion Day se conecta diretamente com nosso estilo musical”. Eles estarão acompanhados do DJ Marinho, que vai comandar as pickups enquanto eles apresentam as composições.
Experiente no ramo da moda, o DJ Raiz já foi modelo na adolescência. Convidado para desfilar ao lado dos músicos Rafa Dias, do Attoxxa, e Luã Faya, do Clube do Ragga, ele revelou que participar do AFD o fará voltar no tempo. “Gostei do convite. E, para Salvador, é importante ter esse movimento”. Raiz vai tocar de 17h às 18h e arrasar nas batidas afro. “Passo pelo afrohouse, kizomba, kuduro, dance hall, funk e samba”, conta o DJ com 15 anos de profissão.
DJ Raiz, que foi modelo na adolescência, é um dos convidados do desfile do Afro Fashion Day (Foto: Divulgação) |
After do Afro
Para quem quiser esticar a comemoração, o promoter Uran Rodrigues, um dos convidados para o desfile, assina o baile O Pente, na boate XYZ Salvador, no Rio Vermelho. Para a terceira edição da festa, marcada para às 22h, estão escalados o DJs Raiz, que irá da passarela do Afro direto para o comando das pickups, o digital influencer John Drops e o djs Maurício, conhecido como “Fresh Prince da Bahia” e Tia Carol, ambos do Batekoo. “É uma festa de Black Music em que celebramos a boa música. E aproveitamos a semana da consciência negra, na noite pós-AFD, para fazer essa edição especial”, disse o idealizador.
Serviço
O Afro Fashion Day 2017 traz produções de 40 marcas baianas de acessórios, turbantes, roupas e calçados. Serão cerca de 100 pessoas na passarela, entre convidados, modelos de e vencedores das seletivas de bairro. A entrada é 1 kg de alimento não-perecível (para o Mesa Brasil Sesc) e está sujeita à lotação do espaço. O Afro Fashion Day é realizado pelo CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e patrocínio da Avon.
Por Midiã Noelle