Marcas do AFD

Peças feitas à mão, acabamento cuidadoso e critérios aprofundados de pesquisa para desenvolver objetos criativos e relacionados à cultura afro. Esses são conceitos que permeiam as criações das marcas de roupas e acessórios que participaram do Afro Fashion Day em 2015 e 2016 e vão estar na edição 2017.

 

Adriana Meira Atelier – 2016/2017

Adriana Meira é baiana, radicada em São Paulo há oito anos. A vontade de trabalhar com moda vem desde criança, quando via as avós fazerem bordados e artigos de casa. Depois de passar por várias grifes, desenvolveu sua própria, com valores estéticos ligados ao Sertão do Nordeste. Instagram: @adrianameiraatelier

Afreeka – 2015/2016

O conceito da marca caminha entre a liberdade e a luta por um mundo melhor. Influenciada diretamente pela cultura hip-hop, a Afreeka exalta pensamentos positivos dos antepassados negros e a busca inquieta dos mesmos na atualidade. Instagram: @afreekastore

Aládio Marques – 2015/2016/2017

Aládio Marques traz para a edição 2017do AFD peças da coleção _Explorer, inspirada no nomadismo. Tudo confortável, prático e possível para todos os corpos e gêneros. Instagram: @aladiomarques

Ateliê CasaLinda – 2016/2017

Kivia Souza criou o Ateliê com o intuito de produzir acessórios como bolsas, carteiras e lancheiras térmicas de forma artesanal com tecidos de algodão, seguindo a preferência de cada cliente. Em 2016, lançou sua primeira coleção de roupas. Instagram: @ateliecasalinda

Atelier Cllaudia Soares – 2016

Cllaudia Soares é mestre em artes visuais e designer de moda. Atua como artista plástica há mais de 20 anos e desenvolve pesquisa com novos materiais, possibilidades construtivas e modelagem tridimensional. Instagram: @cllaudiasoaresatelier

Black Atitude – 2016/2017

Vander Charles queria que o povo negro e da periferia se reconhecesse nas peças que vestia. Achou a saída para a falta de representação ao criar roupas com estampas de revolucionários negros que fizeram história, como Malcolm X, Nelson Mandela e o rapper Tupac Shakur. Atualmente, vende peças com imagens e frases diversas, por meio da internet e na loja física, no bairro da Baixa de Quintas. Entre seus clientes, estão o cantor Léo Santana e o coreógrafo Zebrinha. Instagram: @blackatitudeoficial

Boutique Negralá – 2016/2017

Jéssica Santos aprendeu a fazer turbante com a avó, dona Antônia, e os usa desde criança. A ideia de lançar a marca surgiu há 2 anos, depois de chamar a atenção com o acessório enquanto trabalhava em um camarote, no Carnaval. Começou fazendo para amigos e em seguida criou uma loja virtual, no Facebook. Para ela, a questão vai além da moda e abarca a representatividade dos ancestrais e a história do povo negro. Instagram: @boutiquenegrala

By Aninha – 2015/2016/2017

Surgiu há 11 anos, idealizada pela designer Ana Paula Pereira. Vende bijuterias, produtos de papelaria e outros mimos (chaveirinhos, lembrancinhas, etc). A marca já lançou coleções inspiradas nos Contos de Fadas, Bonequinha de luxo e Rock. Instagram: @byaninhamimoseacessorios

Cabelo em Pé – 2016

As sócias Clarissa Pacheco e Tereza Cristina começaram a fazer turbantes porque queriam coisas diferentes para usar nos próprios cabelos. A partir disso, os amigos também se interessaram e elas passaram a vender nas redes sociais e em feiras da cidade. A produção cresceu e também abarca brincos de madeira, peças únicas feitas com técnica de decupagem de gravuras. Instagram: @cabeloempe

Candida Specht – 2015/2016/2017

A marca de acessórios – bolsas, mochilas, calçados, etc. – surgiu em 2001 e tem estilo cool, antenado com as novidades, mas livre para misturar o handmade com o clássico. Instagram: @candidaspecht

Carol Barreto – 2015/2016/2017

A estilista busca elaborar processos criativos e produtivos respeitáveis e horizontais para construção de produtos e imagens de moda a partir de reflexões sobre as relações étnico-raciais e de gênero, corroborando com as propostas do slow fashion e moda ética. Instagram: @carolbarretocob

Closet Clothing – 2016/2017

Depois de experiências com vendas independentes e uma loja multimarcas, Paulo Barbosa começou a criar t-shirts exclusivas e se encontrou ao desenvolver peças de moda praia, que também exporta para os Estados Unidos. Entre suas criações, estão biquínis, bodies, sungas, calças, vestidos e camisas com estamparia própria. Instagram: @conceitocloset

Collab Miranda + The Finds + Soul Dila – 2016

As três marcas vêm chamando a atenção na cena soteropolitana nos últimos anos por mesclarem moda, lifestyle e conceitos inovadores. Em maio do ano passado, elas se uniram para lançar a coleção Tiébélé, inspirada em uma vila homônima de Burkina Faso, onde as mulheres pintam e fazem desenhos nas paredes das casas de barro. O resultado foram peças que misturam as influências street e africanas. Instagram: @mirandaestudio @thefinds @souldila

Com amor, Dora – 2015/2016/2017

Criada por Isadora Alves, a marca atua no mercado desde 2012 desenvolvendo acessórios, roupas e bolsas. O conceito é a potencialização e valoração justa do trabalho feito à mão. Dora também é uma das criadoras da loja colaborativa Guapa. Instagram: @comamordora

Crioula – 2015/2016/2017

Fundada em 2003 pelo designer Alex Bispo, trabalha os elementos da diversidade do povo nordestino e afro-brasileiro através da sua cultura, linguagem, vocabulário e história. Instagram: @crioulastore

Cynd Biquínis – 2016/2017

A marca foi criada pela dançarina e modelo Cynthia Paixão de Jesus, que traz na bagagem os títulos de rainha do Bloco Afro Malé Debalê (2012) e Deusa do Ébano do Ilê Aiyê (2014). Com a Cynd Biquínis, por meio de peças que valorizem as formas reais da mulher, a grife busca realizar sonhos e transformar mulheres simples em divas, resgatando sua autoestima e valores. As peças são feitas sob encomenda, atendendo principalmente o público plus size. Instagram: @cyndbiquinis

Dresscoração – 2015/2016

Nascida do projeto de referências de comportamento e estilo que carrega o mesmo nome, a marca foi lançada em 2012 pelas irmãs Luma e Loo Nascimento e trabalha a exaltação da estética afro-brasileira através de um minucioso garimpo de estampas e texturas que refletem a herança africana nas cores e formas. Instagram: @dresscoracao

Erika Rigaud Turbantes – 2016/2017

A baiana de acarajé Erika Rigaud começou a trabalhar com turbantes para complementar a renda. Ela representa a terceira geração de baianas na família e traz essa expertise para a praticidade dos turbantes aramados. No início, vendia para amigos e colegas de profissão e viu o negócio crescer depois de participar de feiras na cidade. Instagram: @erikarigaudturbantes.

Euzaria – 2016/2017

No final de 2014, um grupo de amigos se reuniu com a intenção de criar uma empresa humanizada e transmitir valores de pertencimento entre as pessoas. Daí nasceu o movimento Euzaria, que propaga o consumo consciente. Dispõe de um mix de produtos que vai desde camisetas a quadros e acaba de abrir sua primeira loja de rua, na Pituba. Instagram: @euzaria_

EWA – 2016

A artista plástica Paula Martins sempre fez artigos de crochê, mas sem compromisso. Foi um passo para começar a receber encomendas de amigos e dar asas à criatividade, criando itens como pulseiras, brincos e colares misturando a técnica com contas e couro. Instagram: @ewa.atelie

Gefferson Vila Nova – 2015

A grife traz em seu DNA uma linguagem estética contemporânea, aliando arte, design, tecnologia e inovação. Instagram: @geffersonvilanovaofficial

Goya Lopes – 2015/2016/2017

Em 1996, iniciou um projeto de design para moda e decoração que foi a base da criação da marca com referência no afro-brasileiro. Os produtos são de moda e decoração e vão de vestidos, caftans, camisetas, batas, calças, acessórios, cangas, aventais a toalhas e jogo americano para uso doméstico. Instagram: @goyalopesdesignbrasileiro

inCID – 2016/2017

Sem encontrar no mercado peças que o interessassem, Cid Brito começou a customizar roupas para usar. Os amigos começaram a pedir, até que ele passou a confeccionar camisas descoladas e vender. Depois disso, ele tomou gosto pela criação e iniciou a produção de peças exclusivas. Hoje, o mix de produtos da marca inclui calças, camisas, blazers, bermudas e itens de moda praia. Instagram: @incidbrasil

Ismael Soudam – 2015/2016/2017

Criada em 2008, desenvolve um estilo de moda balneário com peças versáteis que podem ir além da praia, preservando o conforto com cortes elegantes e sofisticados. Instagram: @ismaelsoudam

Jeferson Ribeiro – 2015/2016/2017

As coleções da marca, que surgiu em 2013, são pensadas para mulheres elegantes e discretas, tendo a seda como a base para roupas de corte reto e caimento perfeito. Instagram: @jefersonribeirobrand

João Damapejú – 2017

A pemba como matéria usada nos ritos africanos e afrobrasileiros, concebida da junção do pó e da água, é tomada de empréstimo para concepção de uma coleção que a traduz no uso de uma cartela de cores predominantemente branca, formas fluídas modeladas em tecido de malha, crepe, tule e vazados em telas de nylon. Assim o estilista João Damapejú propõe, em sua estreia no Afro Fashion Day, um diálogo estético entre identidades étnicas, religiosidade, arte e moda para além da intolerância e dos preconceitos edificados ao longo da existência dos ancestrais africanos. Instagram: @damapeju.art

Jorge Nascimento – 2017

Um dos criadores mais geniais da moda brasileira, Jorge Nascimento transforma roupa em arte e é um mestre na alfaiataria. Suas roupas têm modelagem precisa, leveza e elegância que encantam. O estilista já criou para diversas marcas, como Vivire e Tempt e vestiu artistas como Saulo Fernandes.

Ju Fonseca – 2015/2016

A marca tem como principal matéria-prima o cordão de algodão cru, que combina com linha de crochê, pedras, metais e dá cor com linhas de seda. O preciso trabalho manual resulta em pulseiras, cintos, colares, peças para o cabelo e bolsas com cordão. Instagram: @jufonseca_d

Katuka Africanidades – 2015/2016/2017

Criada há 12 anos pelo sociólogo Carlos Danon e pelo designer Renato Carneiro, combina as novas tecnologias têxteis e as silhuetas contemporâneas aos elementos clássicos do vestir africano. Instagram: @katukaafricanidades

Kelba Deluxe – 2015/2016/2017

A marca atua com produtos que vão desde bijouxs de luxo de moda, design, casa e galeria de arte e lança três coleções inéditas por ano: Primavera, Alto Verão e Outono Inverno. O design é autoral, exclusivo e as peças são assinadas por Kelba Varjão, designer e arquiteta urbanista. Instagram: @kelbavarjao

La Abuela – 2015/2016/2017

Lançada em 2012 por Tarsila Ferreira, surgiu depois de pesquisas e experiências com o bordado. Mantém como características o estudo das formas geométricas, a influência das culturas latino-americanas e a mistura de cores fortes em acessórios que se destacam pelo uso do ponto cheio. Instagram: @casadaabuela

Lú Samarato – 2017

O estilista e artista visual Ícaro Samarato tem um currículo extenso que inclui trabalhos não só com moda, mas também em consultoria de imagem e no teatro. Para o AFD 2017, criou dois looks femininos e um masculino que vão dar o que falar. O criativo pensa o conceito e constrói as peças únicas, que passam longe de tendências e trazem um estilo próprio. Instagram: @samarato.lu

Luciana Galeão – 2015/2017

Marca criada em 1999 por Luciana Galeão, que desenvolve e aprimora a técnica de aplicar mosaicos às suas coleções. Realizando um trabalho único, de personalidade e atemporal, suas peças são verdadeiras obras de arte: mosaicos feitos de pequenos fragmentos de couro, cortados a mão e aplicados aos tecidos, um a um, formando belíssimos desenhos e transformando suas criações em preciosidades. Para sua participação no AFD 2017, Luciana fez uma parceria com a Las Bonfim Gemas & Joias para criar peças inspiradas no estrato de sedimentação arco-íris Oued Metlili Ghardia, na Argélia. Os looks trazem pedras brasileiras aplicadas à mão tanto no detalhe de ombro à ombro quanto no braço. A cartela de cores vem em laranja, verde e marrom, cores da cornalina, peridoto e quartzo fumê. Instagram: @lucianagaleao

Melissa – 2016 e 2017

A marca de calçados e acessórios de plástico mais famosa do mundo participou do Afro Fashion Day em 2016 e está de volta em 2017 calçando os modelos masculinos. Instagram: @clubemelissashoppingdabahia

Meninos Rei – 2015/2016/2017

Assinada pelos irmãos Júnior Rocha e Céu Rocha, designers e produtores de moda, a marca Meninos Rei surgiu com o objetivo de atender a um público exigente e sedento por novidades no estilo de vestir. As estampas lúdicas, despojadas, divertidas e exclusivas com acabamento primoroso são propostas dessa dupla e o destaque da marca. Instagram: @meninosrei.

Mersan – 2015/2016/2017

A loja foi fundada em 1966 por Expedito Pedro dos Santos, em Feira de Santana. Da Princesa do Sertão, a Mersan se espalhou pela Bahia e também está presente nas cidades de Alagoinhas, Serrinha, Conceição do Coité, Itabuna, Itaberaba e Salvador. Hoje, está sob o comando de Luís Mercês Júnior, neto do fundador. Em 2017, a unidade do Salvador Shopping da Mersan participa mais uma vez do Afro Fashion Day, dessa vez calçando os modelos masculinos. Instagram: @mersansalvadorshopping

Moda Criola – 2016

Carla Freitas procurou brincos para comprar e achou caro. A partir disso, começou a produzir acessórios para si mesma e os amigos passaram a fazer encomendas. Instagram: @modacriola

Mônica Anjos – 2015/2016/2017

Sinônimo de feminilidade, customização, patchwork, textura, movimento, leveza, amplo, sensual. Mônica cria coleções sempre voltadas para atender o mercado de moda atemporal. Ela é especialista em alfaiataria feminina e veste a mulher que busca elegância e modelagem. Instagram: @lojamonicaanjos

Moringa Label – 2016/2017

Alessandra Adorno, Elaine Adorno e Nalia Portella queriam criar uma coisa diferente do que sempre viam de moda praia. Decidiram unir seus talentos e produzir biquínis, que já exportaram para Itália e Estados Unidos. Instagram: @moringalabel.

NBlack – 2015/2016/2017

Marca unissex de roupas e acessórios criada por Najara Black em 2005. Sua proposta é elevar a autoestima, empoderar e dar sentido de pertencimento a seu público. Instagram: @najarablack

Negafulô – 2017

Andréa Ramos cria bonecas negras que encantam crianças e adultos. Tem sereia, sambista, com jeito meigo, usando turbante ou com black empoderado. Instagram: @negafulo1

Negrif – 2015/2016/2017

Idealizada em 2001 por Madá Negrif, tem como proposta usar a moda como referência de identidade e reconhecimento cultural, propondo um vestuário a partir de tendências afrodescendentes e formas atualizadas do vestir brasileiro. Instagram: @madanegrif

Ope Tropical – 2016

A marca surgiu da conversa dos amigos Wanderson Pereira e Victória Noronha. Ambos apaixonados por moda, queriam algo que estivesse voltado para a valorização cultural, empoderamento feminino e tropicalidade. A Ope Tropical é ligada a esses valores e apresenta uma moda praia em tecidos africanos. @opetropical

Ori Turbantes – 2015

Marca de turbantes criada pela jornalista Cristiele França. Instagram: @cristielefranca

Outerelas – 2015/2016/2017

Peças exclusivas em tecidos e bijuterias como bolsas, carteiras, colares, brincos, anéis e braceletes fazem parte do portfólio. São itens exclusivos, todos feitos à mão, produzidas por Celina, Paula e Bárbara Outerelo. Instagram: @outerelas

Porto de Biquíni – 2015/2016/2017

Criada em 2010 pela estilista Taís Alves, tem como objetivo trazer peças ergonômicas que ressaltam a estética de cada pessoa. O resultado são biquínis com ajustes e encaixes que facilitam os movimentos e se adequam aos diferentes biótipos da mulher brasileira. Instagram: @portodebiquini

Preta Brasil – 2016/2017

A desenhista industrial Luana Bonfim começou a fazer colares para usar e em seguida comercializar entre os colegas no Polo Petroquímico de Camaçari. Depois de criar a marca formalmente, assumiu-se como artesã. Todas as suas peças têm inspiração africana e indígena, trazendo para o dia a dia o esse resgate dessas culturas. Utiliza principalmente madeira e especiarias. Instagram: @preta.brasil

Rey Vilas Boas – 2017

Rey Vilas Boas aprendeu a costurar com a avó e garante que não faz roupas comerciais, prefere peças que tenham relação com a arte. Para o Afro Fashion Day 2017, escolheu o elemento fogo e criou roupas que trazem elementos que remetem à sua infância, como os balões de São João. Instagram: @rey.vilasboas

Sonbrille – 2016/2017

Katiane Pereira tinha uma loja de óculos de marcas e com o passar do tempo sentiu a necessidade de inovar, criando peças únicas. Por isso, a empresária partiu para a produção própria, com linhas atemporais em acetato, madeira e tecido. Instagram: @sonbrille

Sou Diva, Tá Bom Pra Você – 2016/2017

Em um projeto da faculdade de design de moda em que desenvolveu uma coleção de roupas femininas, Mário Farias sentiu a necessidade de ter acessórios que ornassem com sua proposta. Ao concluir o curso, ele abriu um ateliê na Barra e passou a produzir as bijuterias e tecidos com estampas próprias, os dois pontos centrais da marca. Instagram: @tabompravoce.

Soul Dila – 2017

Depois de participar do Afro Fashion Day através da collab com a The Finds e a Miranda Estúdio, a Soul Dila retorna ao evento trazendo peças inspiradas no elemento Água. Recentemente, a marca lançou seu Verão 2018. Batizada de “Eu Vim De Lá Da Bahia!”, a nova coleção celebra a paixão pelo estado, sua cultura e natureza diversificada, que passa pelo campo, montanha, sertão, desaguando suas belezas no mar. Instagram: @ souldila

T Camisetaria – 2016/2017

A estilista Karol Faria trabalha com duas linhas de roupas: a slow fashion, que leva seu nome, e a T Camisetaria. A primeira segue temáticas por coleções, com destaque para questões brasileiras e regionais. Já a T Camisetaria surgiu em 2014, de uma vontade da estilista de desconstruir a camiseta enquanto roupa básica. Seu olhar acrescentou identidade à peça, tanto na modelagem, quanto nas estampas de obras de artes famosas e criações exclusivas de contemporâneos. Instagram: @tcamisetaria

Tempt – 2016/2017

Começou como uma multimarcas no Shopping Paralela, depois passou a investir na produção própria, destacando a baianidade e os nordestinos em suas coleções. Atualmente, seu mix de produtos conta com t-shirt, regatas, calças, sapatos, bonés e carteiras. Instagram: @temptoriginal

Turbanque – 2016/2017

As sócias Ronilda Gomes e Bárbara Rocha usaram a prática com os turbantes tradicionais para criar uma modelagem exclusiva que já vem pronta para uso. É só colocar na cabeça, ajustar e prender um botão. O produto pode ser adaptado para uso por profissionais em receptivo e restaure. Instagram: @turbanques

Vinicius Cerqueira – 2015

A marca nasceu em 2010, quando o estilista Vinicius Cerqueira ainda estudava moda. Desde a participação e vitória no concurso Novos Talentos Barra Fashion, o criativo busca atender as mais diversas demandas em relação à moda, não só o vestuário, como a criação de bijuterias e acessórios, desenvolvimento de campanhas e ilustrações. Instagram: @viniciuscerqueiraoficial

Vivire – 2015/2016

Uma marca feita a mão e na contramão do consumo acelerado, preocupada em atender desejos, provocar sensações, despertar lembranças e celebrar momentos. Criada pelas Virgínias (mãe e filha), a Vivire nasceu em Praia do Forte com sua primeira loja. Instagram: @universovivire

Vizzano – 2017

A grife Vizzano celebra o estilo e a sofisticação das mulheres de personalidade marcante. As inspirações da marca passeiam entre recortes e linhas suaves dos clássicos, modelagens modernas, cores da moda e muito glamour. Tudo isso sempre alinhado com as tendências que são sucesso nas passarelas do mundo. Instagram: @ vizzano_oficial