Veja tudo o que aconteceu no Afro Fashion Day 2017

 
Foto de Alex Dantas

O Afro Fashion Day (AFD) chegou à sua terceira edição em 2017 neste sábado (18) e veio maior: com uma programação que começou às 9h e terminou depois do esperado desfile, às 18h. O evento criado pelo jornal CORREIO para celebrar o mês da Consciência Negra, dando visibilidade para modelos negros, a cultura afrobrasileira e os trabalhos de marcas locais, levou cerca de 1,5 mil pessoas ao Porto Salvador Eventos (Comércio). A entrada era de apenas 1 kg de alimento não-perecível, com doação destinada ao Mesa Brasil Sesc.

O público teve acesso à uma variada programação, que incluiu uma exposição fotográfica, bate-papos, palestra e shows. Uma praça de alimentação e uma loja colaborativa com 16 marcas de moda, arte e decoração completaram a lista de atrativos. Criado pelo jornal CORREIO, o Afro Fashion Day 2017 foi realizado com patrocínio da Avon, apoio institucional da Saltur e da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Senac, Vizzano, Bellacor Estética, Sebrae, Ebam e Edy Diamond.

Acompanhe abaixo tudo o que aconteceu no Afro Fashion Day, edição 2017

***

Assista ao desfile completo:

***

Relembre o AFD em 10 imagens

Backstage

 

Alana Sant, 21, desfilou no Afro ano passado: “Tô muito feliz de poder participar do afro pelo segundo ano. Só fica melhor.” A amiga, Caroline Lima, 21, também é da Agência Merci, mas está no AFD pela primeira vez este ano: “É importante dar visibilidade à cultura negra, é algo difícil de acontecer devido ao preconceito”

Moda e arte

Ainda não conferiu a exposição Asas Urbanas, assinada por Paula Magalhães e Leo Amaral no térreo do AFD? Corre, que tá em tempo!

As fotos são de editoriais de moda com modelos e looks que ainda seriam desfilados

Os cliques foram de fotógrafos convidados pelo BAZAR: Lucas Assis, Og Marcelo e Renato Santana.

Beleza pura

Luana Ferreira, 20, estudante, modelo da Bi Produções: maquiagem por Dino Neto e equipe quase pronta pro desfile que vai rolar logo mais

Colírios

Os boys magia do AFD, diretamente do instastories do @correio24horas no instagram

Pílulas de sabedoria

“As baianas de acarajé sao o exemplo clássico da mulher empreendedora. Hoje, as pessoas ainda se assustam porque algumas baianas saem do fosso da invisibilidade econômico-social e ganharam status de empresárias de fato, com retorno econômico. Aí muita gente diz: para que eu estudei tanto? Vou ser baiana porque um acarajé está custando R$ 10. Isso é empoderamento. É saber valorizar o seu negócio. É ter coragem de se expor, de fazer como as ex-escravas libertas que ousaram, saíram com seus tabuleiros e enfrentaram o racismo. Empoderamento é isso: sair de onde te colocaram e invadir outros espaços. Empreender é ousar. Precisamos enfrentar, unidos e unidas, essas barreiras econômicas que nos excluem”. (Ivete Sacramento)

(Ivete Sacramento, professora e Secretária Municipal da Reparação, no Avon Apresenta – Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, com Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora, e Maria Coelho, gerente divisional de Vendas da Avon)

Fofurinha

Flávia Cruz, de 8 anos, chegou chegando: “Quando crescer, eu quero ser modelo. Me inspiro em meu dindo, Carlos Cruz, que vai desfilar hoje”.

Olha o que rolou na transmissão ao vivo
Avon Apresenta: 
Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, com Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Ivete Sacramento, secretária municipal da Reparação, e Maria Coelho, gerente divisional de Vendas da Avon. Mediação do debate por Linda Bezerra, editora-chefe do CORREIO.

Vibe positiva

***

Reconhecimento
Um dos maiores nomes da moda da Bahia, Goya Lopes, fala sobre empreendedorismo negro no AFD.

***

Maravilha de cenário
Olha só que beleza está a passarela do Afro Fashion Day

***

Acessórios bafônicos
Luana Bonfim, da Preta Brasil, preparou peças incríveis para o Afro Fashion Day

***

100 looks completos para modelos negros

***

Sobe o som
Não precisa esperar 18h para correr pro @afdcorreio. Já está rolando som com essa vista INCRÍVEL no comando do DJ Jack Nascimento.

****

Maquiagem para a pele negra

“Eu ouvi de uma marca que muitas não investem em pele negra porque os pigmentos são mais caros e com a palavra deles eu digo: o negro não compra porque não conhece. As marcas tem investido muito em blogueira, mas pouco nos profissionais. As blogueiras vendem o produto para pele dela. Os maquiadores estudam colorimetria. As grandes marcas estão interessadas em fazer o produto quando vê nicho. Não quero que o negro seja lembrado só num período”.  (Maili Santos, na palestra A indústria da maquiagem)

***

Antes de lacrar, tem descanso!
Os modelos que vão ARRASAR na PASSARELA do AFD já estão relaxando nos bastidores. 18h tem desfile 🙂

***

AFD é arte
Rey Vilas Boas é um dos estilistas que compõem o casting do AFD. Ele está expondo na AFD Store e terá looks na passarela

.

***

AFD é conteúdo!
Ana Fernanda, articuladora do Fashion Revolution, agora está na palestra Sustentabilidade na Moda e o Fashion Revolution no AFD

***

AFD é inspiração!
Madalena, dona da marca Negrif, pós graduada em moda, na palestra “Fashionismo com Tradição e Identidade”, conta como começou sua trajetória na carreira. Madá, como é conhecida, foi convidada Escola Baiana de Arte e Moda para participar do Papo AFD, no Afro Fashion Day. “Não sabia o que era ser estilista, mas pedia pra minha mãe fazer minhas roupas. Só depois fui entender o que eu era e fui estudar, mas comecei como sacoleira”

***

AFD, ano 3
O Afro Fashion Day é uma realização do jornal Correio, com patrocínio da Avon, apoio institucional da Saltur e da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Sebrae.  #belezaquefazsentido #avonmaquiagem #sebrae #AfroFashionDay #afd2017

***

Inovação 
Gilmaria Fernandes, costureira, participou da criação da coleção Sertão Baiano, do projeto Bahia Revoluções Criativas, do Instituto ACM e está expondo os produtos criados pelos estudantes da iniciativa no @afdcorreio.

“É a primeira vez que vim e estou achando maravilhoso. Uma das peças que eu fiz também foi separado para o desfile. Os produtos remetem a terra, aos  cactos, ao Nordeste sertanejo”.

***

Você quer salto?
Enquanto está rolando o bate papo e a feira na AFD Store o backstage do desfile está bombando com os ajustes de roupas, maquiagens e …. saltos 🙂

***

Toda organizada….
Tia Má será a mestre de cerimônias do Afro Fashion Day
Leia mais: https://glo.bo/2hglwQe

***

Papo AFD

Madalena, dona da marca Negrif, pós graduada em moda, na palestra “Fashionismo com Tradição e Identidade”, conta como começou sua trajetória na carreira. Madá, como é conhecida, foi convidada Escola Baiana de Arte e Moda para participar do Papo AFD, no Afro Fashion Day.

“Não sabia o que era ser estilista, mas pedia pra minha mãe fazer minhas roupas. Só depois fui entender o que eu era e fui estudar, mas comecei como sacoleira”

***

AFD Conectado
Tanto o bate papo Avon Apresenta (16h) quanto o desfile do AFD serão transmitidos pelo Facebook do Correio (18h). O momento da passarela também poderá ser visto pelo site oficial do evento: afrofashionday.com.br. Com isso, o evento aproxima ainda mais o CORREIO do público, que poderá comentar os looks e o desfile, ampliando o debate sobre o evento, tanto no espaço físico quanto no digital.

***

Conheça acessórios exclusivos criados para o AFD 2017.
Leia mais: 

Se ligue nos bates papos que vão rolar agora pela manhã 
10h50   Fashionismo com Tradição e Identidade, com a estilista Madá Negrif (Ebam)

11h40 Sustentabilidade na Moda, com Ana Fernanda (Justa Moda)

12h30  A Indústria da Maquiagem Entende do Riscado? com a maquiadora Maili Santos (Ebam)

***

Vai ficar tudo lindo!
Mas até lá nossa equipe trabalha bastante para deixar tudo organizado até o horário do desfile 🙂

***

Não precisa almoçar antes de ir para o AFD! 
Tem comidinhas para quem quer matar a fome no precinho. Que tal um abará por R$ 5?

***

#BONECASPRETAS

***

Marcas empoderadas
Das 40 marcas baianas de acessórios, turbantes, roupas e calçados que vão desfilar no AFD 17 delas estão já expondo e vendendo produtos na AFD Store. É uma loja colaborativa com produtos Black Atitude, Boutique Negralá, Crioula, Erika Rigaud Turbantes, Goya Lopes, ’Com Amor, Dora’, La Abuela, N Black, Negafulô, Outerelas, Preta Brasil, Sonbrille, Sou Diva – Tá Bom Pra Você?, Rey Vilas Boas, Turbanque e Bahia Revoluções Criativas, do IACM, vai funcionar no piso 2 do Porto Salvador Eventos, das 9h às 20h, para quem quiser conhecer e comprar peças das marcas baianas. #belezaquefazsentido #avonmaquiagem #AfroFashionDay #afd2017

***

Não é só um desfile
Afro Fashion Day terá exposição e palestras exclusivas
Leia mais:  

***

Confira a programação completa:
Asas Urbanas
9h-20h 
 Exposição fotográfica de Paula Magalhães e Leo Amaral

Som AFD

13h Jack Nascimento (Batekoo)
14h40  Banda Rua 06
17h  DJ Raiz

Papo AFD

10h50   Fashionismo com Tradição e Identidade, com a estilista Madá Negrif (Ebam)

11h40 Sustentabilidade na Moda, com Ana Fernanda (Justa Moda)

12h30  A Indústria da Maquiagem Entende do Riscado? com a maquiadora Maili Santos (Ebam)

13h20  Moda, Afroempreendedorismo e Economia Criativa, com os estilistas Renato Carneiro (Katuka) e Goya Lopes e Paulo Rogério Nunes (Vale do Dendê)

14h10  Particularidades da Pele Negra, com Josiane Marques de Sena Popoff, membro da Skin of Color Society (Bellacor Estética)

15h  Interseção de Arte e Moda, com o artista Yosh José (Ebam)

Avon apresenta
16h  Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, com Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Ivete Sacramento, secretária municipal da Reparação, e Maria Coelho, gerente divisional de Vendas da Avon

Desfile
18h

***

Como chegar?
Quem for de ônibus pode chegar lá por linhas como Simões Filho-Terminal da França (0815); Colina Azul – Terminal da França via Paralela-Sete Portas (1306); Castelo Branco-Campo Grande via São Caetano-Comércio(1303); Duque de Caxias – Barra (0411) e Base Naval- Lapa (1604). Para os motorizados, há diversas vagas de zona azul. Na Avenida da França, só nas proximidades do Porto Salvador Eventos tem espaço para 168 carros. Ali por perto, a 10 minutos de caminhada ou menos, cerca de cem vagas: 36 da Rua da Polônia, 41 na Avenida Estados Unidos, 14 na Rua da Argentina e 7 na Rua da Holanda.  Quem preferir estacionamento particular pode contar com o do próprio Porto Salvador Eventos, que custa R$ 0,15 por minuto e aceita cartões de crédito. Tem ainda o Multipark que fica no encontro da Avenida da França com a Rua da Polônia. Outra opção é o Sol Park da Avenida Estados Unidos.

***

Novo lugar 
Depois de dois anos acontecendo na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico, o evento passa a ocupar os três pavimentos do Porto Salvador Eventos, aquele prédio de vidro na Avenida da França, no Comércio, na área da Codeba.