Escolha uma Página

NOTÍCIAS

Agência de Turismo online investe em modelo de gestão para conhecer perfil de 13 milhões de usuários

set 21, 2016

O consumidor de viagens mudou com a chegada das novas tecnologias. E para se sobressair nesse novo momento não basta só estar conectado. É preciso entender o cliente e suas necessidades para maximizar as oportunidades e diminuir os riscos.

Donaldson Gomes e Thais Borges
redacao@correio24horas.com.br

No caminho do acerto, por vezes surge o erro. O segredo está em arriscar trilhar novos caminhos sem temer os desacertos. O que à primeira vista pode até parecer filosofia de autoajuda é um dos grandes segredos do sucesso da Expedia, uma das principais agências de turismo online do mundo, explica o gerente de marketing da empresa para a América Latina, Fernando Botelho. Segundo ele, a busca por oferecer as melhores soluções para as mais de 13 milhões de pessoas que visitam o portal de viagens todos os meses passa por processos constantes de pesquisas e testes. Nem todas dão certo.

Botelo explica à plateia os métodos utilizados na plataforma de turismo digital Expedia (Foto: Evandro Veiga )

Botelo explica à plateia os métodos utilizados na plataforma de turismo digital Expedia (Foto: Evandro Veiga )

“Não somos iguais, mas o processo que leva até a reserva acaba sendo muito parecido. O passo mais importante é entender aquilo que as pessoas precisam para planejar a próxima viagem”, explica Fernando Botelho. Para minimizar a possibilidade de erro ao máximo possível – e facilitar o processo de pesquisa – a Expedia utiliza um método que consiste em observar o mercado, criar uma hipótese, testar e assimilar o resultado. “Se for um acerto, ótimo. Mas se for um erro, ótimo também porque sabemos que é um caminho que não devemos trilhar”, afirma.

“No Expedia, a gente não tem medo de falhar. O erro mostra para a gente aquilo que não funciona. Em outras empresas em que eu trabalhei, a falha era vista como algo ruim”, contou ele ontem durante a palestra Como a Tecnologia Vai Ditar o Crescimento das Empresas de Turismo, durante o Fórum Agenda Bahia, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

“A empresa aprendeu a utilizar a tecnologia para sistematizar a realização de pequenos testes que a ajudam a descobrir quais são os desejos dos viajantes. Em pequenos grupos, a agência online experimenta modificações e percebe como os usuários do serviço reagem às mesmas. É o que o presidente da empresa, Aman Bhutani, chama de ‘método científico”’, conta Botelho. “Na cultura de nossa empresa não existe a necessidade de debates. A única pergunta que se faz é para a equipe de produto e tecnologia: ‘quanto tempo leva para pescarmos?’, é isso o que Bhutani diz aos seus comandados”.

Exemplo da importância que tem os testes é que de 2008 para cá, a Expedia ampliou exponencialmente a quantidade deles em relação aos serviços em traslados aéreos. A empresa passou de três testes por ano para 250 em 2015 e este ano pretende chegar a 366.

Uma hipótese que acabou implementada foi a do rascunho. A Expedia percebeu que os viajantes gostam de registrar suas impressões sobre o destino pesquisado e resolveu criar o Scratchpad, nome difícil que quer dizer anotações. O usuário logado pode registrar as buscas no site e receber avisos de promoções ou redução nos preços dos produtos.

Smartphones em alta
Além disso, Botelho diz que o serviço mobile – ou seja, no celular – não deve ser desprezado. Pelo contrário: é o momento de as empresas de turismo olharem cada vez mais para esse canal. Só que, para isso, é preciso desenvolver a plataforma ainda mais, já que, por enquanto, apesar de a maior parte dos usuários fazer pesquisas de viagens pelo celular, ainda passa para o desktop para fechar a compra.

“Mas hoje já existe uma migração para esse equipamento mais fácil, próximo e disponível. Não adianta lutar contra essa plataforma. A gente tem que estar presente nela e buscar ser ainda mais eficiente”.

Segundo ele, o consumidor médio checa o celular 110 vezes por dia – os mais viciados chegam a olhar o aparelho em mais de 900 ocasiões. Para completar, cerca de 40% da população tem a chamada nomofobia: medo de ficar sem celular. “As pessoas têm mais medo de perder o celular do que o passaporte. É um barato ver o quanto as pessoas estão cada vez mais atreladas a esse equipamento”.

De acordo com Botelho, enquanto o crescimento das reservas da Expedia fica na casa dos dois dígitos, o índice de crescimento só em celulares chega a três dígitos. “É o celular que vai te levar para todos os lugares. Ali, você vai olhar os detalhes de cada cidade. Ali é o seu dia a dia. Se você viaja para fora ou é estrangeiro no Brasil, a primeira coisa que vê ao chegar é: ‘não use celular’, mas todo mundo na fila está usando celular”.

Para ele, a popularidade – e, em alguns casos, dependência – dos smartphones é uma das provas de não existir mais uma divisão entre estar “online” e “off-line”. “Às vezes, a gente fica falando isso, mas isso já acabou. Você não sabe se a pessoa está online ou off-line. E foi nesse modelo que a gente criou uma central de mensagens”, diz, citando o serviço de comentários em tempo real da Expedia. Assim, através de um aplicativo para celular, o cliente pode dizer se há um problema ou não e essa informação é repassada rapidamente aos “parceiros” (como empresas aéreas e hospedagens). “Nosso desafio agora é fazer com que mais e mais pessoas possam avaliar”, diz.

Crescimento do mercado online do turismo motiva os debates
O Turismo no Mundo Digital foi o tema do Fórum Agenda Bahia realizado ontem. Um dia inteiro de programação consolidou o novo formato do evento, que promoveu o segundo seminário da série. Agora, o público interage mais e além dos painéis confere talk shows e oficinas, que acontecem, inclusive, simultaneamente no auditório da sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no bairro do Stiep.

Na abertura, ontem pela manhã, o presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Júnior, e o vice-presidente da Fieb, Josair Santos Bastos, deram as boas-vindas ao público que lotou o espaço e justificaram a escolha do turismo no mundo digital como tema.
“O turismo é vital e dá o que falar no Brasil e no mundo. E o mercado online cada vez se desenvolve mais e entra de vez nesse setor. Para nós, baianos, que temos muita força no turismo, isso vai nos impactar e nisso está a importância do que está sendo discutido”, avaliou Antonio Carlos Júnior. “É uma discussão palpitante, um tema que assola o mundo positivamente”, afirmou Josair Santos Bastos.

O Fórum Agenda Bahia é realizado pelo CORREIO e pela rádio CBN, em parceria com Braskem, Coelba, Fieb e governo do estado.
O evento teve transmissão ao vivo pelo Facebook do CORREIO e vai se desdobrar em um caderno especial na edição de domingo. O Agenda Bahia dá uma pausa em outubro e retorna nos dias 8 e 9 de novembro, discutindo o “Diferencial em tempo de crise” e “A diferença que faz talento”, temas que serão divididos nos dois dias. No primeiro, o foco é na estratégia para deixar a recessão para trás e voltar a crescer. No dia seguinte será debatida a valorização do capital humano para mudar o cenário econômico. As inscrições já podem ser realizadas no site do evento, o www.correio24horas.com.br/agendabahia.

O Fórum Agenda Bahia é uma realização do CORREIO e rádio CBN, em parceria com a Fieb, Braskem, Coelba e Governo do Estado.


Mais notícias
OS SEMINÁRIOS

Bahia mais Competitiva
31 de agosto


Mundo Digital no Turismo
20 de setembro


Diferencial em tempos de crise
08 de novembro


A diferença que o talento faz
09 de novembro

VÍDEOS
Assista às palestras de edições anteriores do Agenda Bahia.
PUBLICAÇÕES
Faça download ou leia online os livros das edições do Agenda Bahia.
Patrocínio global
governobraskencoelba
Apoio Institucional
fiebredebahia
Apoio
barrausetascom
Realização