Inteligência artificial,
ciência de dados,
linguagem da programação,
robótica emotiva,
mentes hackeadas,
revolução 4.0.
HUMANIZE[SE]
Como homem e máquina podem caminhar juntos? Conheça as experiências e as histórias de quem usa a tecnologia e criatividade para buscar novas formas de transformar o mundo em que vivemos.
Faça seu registro no evento.
Abertura do Evento
Palestra
A Inteligência Artificial, os celulares onipresentes e as transformações dos mercados vêm forçando uma conexão definitiva entre o trabalho e a vida. Gigantes da economia tradicional são desafiados por empresas nascidas na Internet, com menos recursos e dados mais ágeis. Designer premiado internacionalmente, o americano Frank Tyneski revela, sua palestra, como o design de experiência vai contribuir para um futuro que funcione para pessoas, lugares e coisas. Tyneski já trabalhou para General Motors, Dell, Kyocera, Motorola, BlackBerry e Fisher Price. Mais recentemente, tem aplicado sua experiência com empresas da Fortune 500 a diversos startups.
Talkshow moderado por Flavia Oliveira
Palestra
Para enfrentar a velocidade das mudanças, o homem precisa se adaptar aos novos tempos. O embaixador da Singularity University no Brasil, Conrado Schlochauer, explica em sua palestra como o pensamento exponencial - que substitui o mundo local e linear para um novo momento global e abundante – pode ajudar as pessoas a romperem o medo da tecnologia para se preparar para o futuro. Conrado se autointitula como “presentista” e acredita que a tecnologia pode ser um meio para a construção de um mundo melhor.
Talkshow moderado por Flavia Oliveira
Painel
Oficina
Designer industrial reconhecido e premiado internacionalmente, Frank Tyneski também é um inventor inovador, em negócios estratégicos, com mais de 80 patentes nos EUA e no exterior. Nessa oficina Frank vai mostrar como criar uma mágica previsível em qualquer categoria de negócios.
Oficina
As mudanças estão acontecendo de forma exponencial, criando uma realidade nunca vista. E a tecnologia é uma das grandes responsáveis por essa transformação, trazendo inúmeras possibilidades. Para o diretor dos MBAs da FIAP, palestrante do SXSW e mestre em Inteligência Artificial, Eduardo Endo, entender esses modelos, libertar-se de antigos paradigmas e pensar o novo são os grandes desafios dos próximos anos. Afinal, as tecnologias estão se adaptando às pessoas ou as pessoas estão se adaptando às tecnologias? Em que time você quer estar?
Oficina
Educadores do NAVE, programa de educação do Oi Futuro, vão mostrar como a programação se comunica com a robótica e as aplicações da combinação de tecnologias no dia a dia das pessoas. Nessa oficina, os participantes também vão colocar a mão na massa para aprender conhecimentos básicos de Arduíno e como programar luzes de LED ativadas por meio de sensores de luminosidade, solução que pode ser usada, por exemplo, na iluminação pública.
Case Braskem
Através de exemplos práticos, Marcelo Arantes vai mostrar como a tecnologia e suas ferramentas podem ser aliadas na transformação do ambiente e das relações de trabalho, ampliando a pluralidade, a diversidade e o respeito às diferenças na corporação. E como essas transformações impactam no aumento da produtividade, eficiência e resultado, através do empoderamento das pessoas. Com MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Global Leader pela Wharton School, Marcelo Arantes atua profissionalmente em gestão de pessoas há 30 anos em empresas de grande e médio porte nacionais ou internacionais. Desde 2010 está na Braskem.
Oficina
A criatividade tem sido apontada como um diferencial do homem em relação às máquinas. Alessandra Terumi vai mostrar, nessa oficina, algumas práticas para despertar a criatividade e exercitá-la no dia a dia. Alessandra utiliza o Imagineering, conceito conhecido pela sua aplicação em novas atrações da Disney, mas que vai muito além do universo do entretenimento, oferecendo princípios e fundamentos fundamentais para agregar novos valores aos novos tempos.
Painel
Elas encontraram na tecnologia uma maneira de conectar pessoas, ampliar ideias, impactar comunidades, promover inclusão, capacitar jovens e ampliar a diversidade. Sil Bahia, do Olabi MarkerSpace; Brenda Costa, do OxenTI Menina; e Karina Menezes, do Criança Kackers, contam como suas iniciativas têm ensinado e inspirado pessoas pelo Brasil e pelo mundo. O Olabi faz parte de redes globais, como FabLabs, e já atendeu mais de 20 mil pessoas em diversas áreas como robótica, permacultura, inteligência artificial, fabricação digital e artesanato.O OxenTI Menina busca inspirar jovens mulheres através da tecnologia. E o Crianças Hackers mostra como filhos e pais podem aprender juntos sobre tecnologia.
Palestra
No encerramento do Acelere[se], programa de aceleração do Agenda Bahia 2018, Cristiana Arcangeli fará uma palestra sobre os desafios de empreender e dicas para novos empreendedores. As 8 startups participantes apresentarão seus pitches para o júri que selecionará e divulgará as vencedoras do programa.
Painel
Uma nova era industrial já molda o futuro de muitas empresas, empreendedores e trabalhadores. Rita Pellegrino, da Totvs, e Erick Sperandio, do Cimatec, vão apresentar cases de corporações e projetos que estão revolucionando os meios de produção. Os três vão debater como não se sentir obsoleto em tempos de tantas mudanças e quais são as novas habilidades necessárias para se inserir no mercado de trabalho.
Depois de 8 edições, mais de 235 palestras, um público de mais de 8.500 pessoas, o Agenda Bahia continua inovando e trazendo novas temáticas para você continuar participando.