Abertura do Evento
Palestra
Pablo Lazo irá mostrar como as cidades podem investir em sustentabilidade, resiliência e tecnologia para enfrentar os novos tempos. E como Salvador pode ser mais “humana”, mesmo sendo competitiva. Pablo é responsável por projetos de desenho urbano em diversos países e consultor da Fundação Rockefeller para o 100 Resilient Cities.
Talkshow moderado por Flavia Oliveira
Palestra
Rogério Oliveira largou carreira no mundo corporativo para se dedicar à solução de grandes desafios da humanidade. No Fórum Agenda Bahia, Rogério vai contar como sua parceria com Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz, já apresenta resultados também no Brasil, através da Yunus Negócios Sociais. Um dos grandes projetos é a aceleração de grandes corporações.
Talkshow moderado por Flavia Oliveira
Painel
Inteligência artificial, drones, Big data, revolução 4.0, tecnologia verde, economia circular, economia criativa, colaboração, resiliência... Como homem e máquina vão caminhar juntos nessa nova era? Esse painel irá debater os desafios da sociedade em rede. E quais são os novos modelos de negócio, de sociedade e de gestão de cidades numa economia em constante mudança.
Painel E
Fernanda Vaqueiro atua há mais de 16 anos com Segurança da Informação e vai mostrar em sua palestra um overview dos desafios e práticas da segurança cibernética diante do avanço da Internet das Coisas e das Cidades Inteligentes que passam a ser alvo de ciberataques cada vez mais frequentes. Fernanda teve início de sua carreira no portal Globo.com e passou os últimos 10 anos focados no setor de telecomunicações. Responsável pela implantação e gestão do SOC da Oi e pelas proteções de segurança na rede de telecomunicações, também foi intendente pelos Centros de Operação de Segurança da Oi, time de Cybersecurity, Ethical Hacker e prevenção tecnológica . É pós-graduada em Redes e Segurança pela PUC- RJ, possui MBA em Gestão de Serviços pela COPPEAD/ UFRJ e recebeu o Prêmio Security Leaders 2017.
Todos os dias novos dados são gerados a nosso respeito. Seja nas redes digitais, em compras efetuadas ou em exames de saúde. Uma nova lei de proteção de dados acaba de ser aprovada no Congresso Nacional para criar regras e também evitar abusos sobre o uso de informações pessoais. Sócia do escritório De Moraes Advocacia, Ana Paula vai mostrar por que é tão importante entender do assunto nessa nova era. Com experiência em gestão de departamento jurídico em empresas nacionais nos ramos da saúde e de comunicação, Ana Paula é pós-graduada em Business Law pelo IBMEC
Workshop A
A proposta de Workshop é reunir especialistas para debater uma nova agenda para as cidades: a transição para a economia circular. Grupos de trabalho vão buscar soluções para a mudança na lógica de produzir, consumir e transformar resíduos em produtos. E qual deve ser a contribuição de empresas, governos e cidadãos nessa transição da economia.
Palestrantes: Ilan Cuperstein, vice-diretor do C40 para a América Latina, Jorge Cajazeira, presidente da Conselho de Sustentabilidade Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Nilson Sarti, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Ana Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, João Resch Leal, subsecretário de Cidade Sustentável e Inovação de Salvador, Paulo Gomes, professor da UFBA e pesquisador associado da Cátedra Unesco de Sustentabilidade da Universidade Politécnica da Catalunha.
Público-alvo: empreendedores, gestores públicos, acadêmicos e especialistas em sustentabilidade.
Oficina B
Nessa oficina, Rogério Oliveira vai mobilizar equipes em busca de soluções para problemas das cidades. Empresários, empreendedores e gestores públicos vão se dividir em grupos e aprender como utilizar a Social Business Canvas, a mesma ferramenta aplicada pela Yunus Brasil, para descrever, desenhar e criar modelos de negócios sociais. Ao final dos pitches, serão definidas as melhores soluções encontradas nessa oficina do Agenda Bahia.
Público-alvo: empresários, empreendedores e gestores públicos.
Oficina C
Partindo do princípio de que os robôs, no fundo, somos eu e você, a oficina mostrará como o acesso a dados abertos e o uso (mesmo básico) da tecnologia para tratá-los e criar narrativas pode revolucionar o exercício da cidadania e melhorar a qualidade de vida nas cidades. Durante a oficina, os participantes vão aprender a analisar uma base de dados e como essas informações podem ajudar a transformar o mundo em que vivemos.
Oficina D
Serão apresentadas as 8 startups mais promissoras da Bahia selecionadas para o Acelere[se], programa de aceleração do Agenda Bahia 2018. O programa terá duração de 12 semanas e você poderá acompanhar o desenvolvimento destes negócios e conectar-se com quem leva a inovação da Bahia para o mundo no Correio. Momento exclusivo para convidados.