Império do bem: como o galinheiro invadido por Dulce virou o maior centro de atendimento de graça do país

Entenda quais foram os passos de Irmã Dulce até a santidade
outubro 14, 2019
Conheça outros beatos que foram canonizados junto com Irmã Dulce
outubro 13, 2019

Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) faz cerca de 3,5 milhões de procedimentos por ano

Por Jorge Gauthier (jorge.souza@redebahia.com.br)

‘Eu conversei com a Madre Superiora e pedi para botar os doentes no galinheiro do convento. As galinhas viraram canja”. Assim, Irmã Dulce resumia o que fez em 1949 após ser expulsa por autoridades de diversos locais de Salvador onde tentava arrumar espaço para acolher seus doentes. Hoje, as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) abrigam atualmente um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do Brasil, com cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais realizados por ano na Bahia.

Recepção Oncologia

Recepção de Oncologia (Foto: Osid/Divulgação)

Fundada oficialmente em 26 de maio de 1959, por Irmã Dulce, as Osid tem 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Ensino Fundamental e na preservação e difusão da memória de sua fundadora. A entidade é reconhecida como instituição de utilidade pública nos âmbitos municipal, estadual e federal e cadastrada no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Radioterapia

Radioterapia (Foto: Osid/Divulgação)

Saúde_Atendimento_11

Atendimento de saúde (Foto: Osid/Divulgação)

Instalada em Salvador, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, no bairro do Bonfim (Cidade Baixa), a sede das Obras Sociais Irmã Dulce abriga atualmente, em seus 40 mil metros quadrados de área construída, 20 dos 21 núcleos da entidade, incluindo um total de 954 leitos hospitalares. Desses núcleos, 19 apresentam atuação na Saúde.

Fachada OSID_

Fachada da Osid (Foto: Osid/Divulgação)

Somente no Complexo Roma, são contabilizados por ano 2,2 milhões de procedimentos ambulatoriais. Ainda na sede das Obras Sociais, local que atende diariamente cerca de 2 mil pessoas, são realizadas por ano 12 mil cirurgias, além de 18 mil internamentos. Atualmente, mais de 4,3 mil profissionais trabalham na organização em toda a Bahia. Já em Salvador, no Complexo Roma, são 3 mil funcionários, incluindo 300 médicos, além de cerca de 300 voluntários.

Também em Salvador está o 20º núcleo da OSID, o Memorial Irmã Dulce (MID), uma exposição permanente sobre a vida e o legado da fundadora da instituição. O hábito usado pela religiosa, fotografias, documentos e objetos pessoais podem ser vistos no Memorial, que ainda preserva intacto o quarto de Irmã Dulce, onde está a cadeira na qual ela dormiu por mais de trinta anos por conta de uma promessa.

1030853

Memorial Irmã Dulce (Foto: Betto Jr./Arquivo CORREIO)

Já no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, funciona o 21º núcleo das Obras Sociais, o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), unidade que atende, em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e do Município de Simões Filho, 780 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Fundada em 1964 por Irmã Dulce, a unidade nasceu como um orfanato em que a freira baiana abrigava meninos sem referência familiar.

Atualmente, o CESA é uma escola de tempo integral, com um modelo de ensino que engloba o Ensino Fundamental I e II (do primeiro ao nono ano). O centro oferece ainda acesso a arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos. O local conta também com uma unidade de sustentabilidade, o Centro de Panificação, responsável pela produção e comercialização de variados tipos de pães, panetones e outros produtos.
003860

(Foto: Colégio Antônio Vieira/Divulgação)

Além dos 21 núcleos pertencentes à instituição, a Osid atua ainda na gestão de unidades externas de saúde, sendo responsável hoje pela administração de três complexos hospitalares públicos, todos localizados na Bahia e vinculados ao Governo do Estado: Hospital do Oeste (Barreiras), Hospital Eurídice Sant’anna (Santa Rita de Cássia) e Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho (Irecê). A entidade responde também pelo Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres, localizado no Centro Histórico de Salvador

A gestão da Osid já conquistou prêmios e certificações como a ISO 9001:2015 (referência nacional para a certificação de sistemas de Gestão da Qualidade), Bem Eficiente, Top Social, Rainha Sofia e Rainha Letizia.

Números

• 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais são realizados por ano na Bahia;
• 2 mil pessoas são atendidas diariamente na sede das Obras, em Salvador;
• 954 leitos hospitalares no complexo da entidade, em Salvador;
• 18 mil internamentos e 12 mil cirurgias realizadas anualmente em Salvador;
• Mais de 11,5 mil pessoas atendidas por mês para tratamento do câncer;
• 1,7 milhão de refeições são servidas por ano para nossos pacientes;
• 780 crianças e adolescentes são atendidos no Centro Educacional da instituição;
• Mais de 4,3 mil profissionais atuam na organização em toda a Bahia

Fachada OSID

(Foto: Osid/Divulgação)

O projeto Pelos Olhos de Dulce tem o oferecimento do jornal CORREIO e patrocínio do Hapvida